Turismo acessível é tema de seminário no Campus da Penha

15 especialistas vão participar no seminário

O seminário final do projeto ACCES4ALL – Acessibilidade para Todos no Turismo realiza-se na próxima segunda-feira, 30 de Setembro, entre as 10h00 e as 17h30, no Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve.

Este seminário vai contar com a presença de 15 especialistas cujas comunicações serão baseadas em trabalhos de investigação, em casos de estudo e boas práticas, tanto ao nível nacional como internacional.

O ACCES4ALL «detém uma perspetiva holística da “acessibilidade para todos” e focaliza-se nas paragens de autocarro, enquanto interface modal, e em rotas de interesse turístico hoteleiro», explicam os promotores do projeto.

A iniciativa «teve como objetivo principal desenvolver um estudo piloto de uma paragem de autocarros acessível, inteligente e sustentável, a localizar no Aeroporto Internacional de Faro».

No âmbito do projeto foi também desenvolvido um Estudo de Acessibilidade Pedonal no meio urbano envolvente ao Riverside Hotel & Spa, em Ferragudo, considerando a diversidade humana (design universal).

As atividades do projeto foram desenvolvidas por investigadores das entidades beneficiárias do projeto e estudantes da Universidade do Algarve (ISE, ESEC, ESGHT), tendo tido a colaboração de cegos, pessoas com baixa visão, outras pessoas com mobilidade reduzida e turistas idosos, através de visitas de estudo e workshops.

Os promotores do ACES4ALL consideram que «o envolvimento das partes interessadas permitiu ter uma perceção das condições de acessibilidade universal dos espaços. Os resultados finais influenciaram a abordagem “age sensitive design” e o seu posterior desenvolvimento. A futura implementação das soluções preconizadas contribuirá para a promoção da mobilidade sustentável e inteligente, do turismo sénior e da inclusão social, ou seja, do Turismo Acessível”.

O Projeto ACCES4ALL é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER, Programas Operacionais CRESC Algarve 2020 e Norte 2020.

As entidades benificiárias são a Universidade do Algarve (Coordenação), o CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A inscrição para o seminário é gratuita mas obrigatória, aqui.

O programa pode ser consultado aqui.

Comentários

pub