Sete Sóis Sete Luas leva Dino d’Santiago e muito mais a Castro Verde

Expressões musicais do mediterrâneo e do mundo lusófono estarão em destaque

Dino d’Santiago e vários convidados internacionais vão levar diferentes formas de expressão musical do mediterrâneo e do mundo lusófono a Castro Verde, em mais uma edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, que arranca amanhã, sexta-feira, e dura até domingo, neste concelho.

Durante três dias, o público pode contar com «uma programação rica e variada» e com «momentos de partilha, aprendizagem e descoberta, através da realização de diferentes espetáculos e apresentações de rua, que irão acontecer no Anfiteatro Municipal e junto à Igreja dos Remédios», segundo a Câmara de Castro Verde.

Amanhã, às 18h00, a Banda Filarmónica 1º de Janeiro dá o pontapé de saída para o festival, junto à Igreja dos Remédios. Segue-se a atuação do Grupo Coral “Os Cardadores da Sete”, às 18h30. A partir das 19h30, realiza-se a performance “Todos a Ler”, iniciativa integrada no Mês da Alfabetização e Literacias.

Às 21h30, o Anfiteatro Municipal acolhe um concerto com o mandolinista italiano Mimmo Epifani, que será acompanhado em palco pelos “The Barbers”. Em conjunto, interpretarão «um repertório original, ligado a instrumentos de corda, como bandolim, mandola, mandoloncello e aos instrumentos étnicos utilizados nos salões de barbeiros de Salento, no sul de Itália».

No sábado, será inaugurada às 17h00 a exposição de artes plásticas “meus aCORdes”, da autoria de Tutu Sousa (Cabo Verde), no Posto de Turismo de Castro Verde, seguindo-se a atuação do grupo de Música Popular “Cantares do Sul”. Às 19h00, Yldor Llach (Espanha) apresenta o seu espetáculo de bicicleta acrobática “Sobre Rodas” e, às 21h30, as sonoridades do mediterrâneo e do mundo lusófono far-se-ão ouvir num concerto com a produção original do festival Orkestra Popular Des 7Luas (Mediterrâneo).

No último dia do festival, 8 de Setembro, os Irmãos Esferovite (Portugal) trazem um espetáculo musical circense que promete muita animação e divertimento, marcado para as 18h00. Às 19h00, o quarteirense Dino d’Santiago (Cabo-Verde / Portugal) apresenta-se em concerto em Castro Verde, «num espetáculo onde não faltarão os sons da tradição cabo-verdiana, em sintonia com o peso contemporâneo da música eletrónica».

Paralelamente, irá funcionar todos os dias do festival, a partir das 17h00, um Mercadinho e um Espaço de Petiscos.

A XXVII edição do Festival Sete Sóis Sete Luas 2019 é promovida por uma rede cultural de 30 cidades de 10 Países do mediterrâneo e do mundo lusófono, nomeadamente Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.

Comentários

pub