Serviço de Psiquiatria do CHUA ajuda a prevenir suicídio com filmes, palestras, zumba e yoga

Atividades ao ar livre realizam-se no Passeio Ribeirinho de Faro

“Um Guia para um Final Feliz” será exibido no Cineclube de Faro

A equipa do Serviço de Psiquiatria da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve vai promover sessões de cinema, palestras e atividades lúdicas, no âmbito da iniciativa “Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio”.

As ações arrancam a 18 de Setembro, na sede do Cineclube de Faro, com um ciclo de cinema e tertúlia que contempla a projeção dos filmes “As Horas”, no dia 18, às 21h30, “Um Guia para um Final Feliz”, no dia 22, às 15h10, e “Um Homem Singular”, no dia 26, às 21h30.

Já no dia 20 de Setembro, às 10h00, nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), haverá uma mesa redonda com o tema “Sorrir para a Vida”. Esta iniciativa «tem o objetivo de abordar a temática do suicídio, falar sobre prevenção, promover comportamentos saudáveis e apresentar os recursos disponíveis na comunidade na área da Saúde Mental».

A mesa redonda é aberta a todos e tem inscrições gratuitas aqui.

A atividade vai contar com a participação de Marta Brás, da Universidade do Algarve, Mónica Inácio, da Asmal, bem como de representantes da Associação Voz da Esperança e elementos da equipa multidisciplinar do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

Ainda no dia 20, às 13h45, e integrada no programa das Jornadas do Internato Médico do Algarve, os médicos Pedro Ribeiro e Patrícia Marta, internos do Serviço de Psiquiatria, apresentam o tema “Burnout Médico”, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

O programa integra ainda duas iniciativas lúdicas ao ar livre, nomeadamente uma aula de zumba, que decorre no dia 21, e uma sessão de yoga, agendada para 28 de Setembro. Ambas as iniciativas têm início às 10H00 no Passeio Ribeirinho de Faro, junto ao Teatro das Figuras.

Comentários

pub