SEIVA percorre Algarve para ensinar a importância de cuidar do ambiente

Há 60 iniciativas, pela primeira vez nos 16 concelhos algarvios

A Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) vai percorrer os 16 concelhos do Algarve, até 4 de Outubro, com seminários, um acampamento e visitas a infraestruturas, como a Barragem de Odelouca e a Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Tavira.

Na SEIVA estão previstas 60 iniciativas, pela primeira vez nos 16 concelhos, 10 dias, alusão aos 10 anos do projeto Voluntariado Ambiental para a Água que está na sua génese.

Segundo a organização, «pretende-se mobilizar as comunidades escolares e a população em geral, para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, de forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade».

Durante esta semana estão previstos 10 seminários/ações de formação/workshops, um acampamento de Voluntariado Ambiental para a Água, durante três dias, em Monchique, 21 atividades de voluntariado ambiental e 22 visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental.

Haverá ainda uma sessão de curtas-metragens e sete exposições sobre temáticas ambientais.

O Europe Direct Algarve, um dos parceiros, vai apresentar e discutir o documento #RumoaumaEuropasustentávelaté2030», falar da importância das línguas neste contexto e divulgar a investigação que se faz pela região.

 

 

A 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, realizam-se dois seminários em Olhão promovidos pela Associação Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve, subordinados ao tema “Ciência Cidadã e Voluntariado”.

Durante a manhã, dedicada aos mais jovens, serão apresentadas boas práticas e, no seminário da tarde, dedicado aos agentes de educação para a sustentabilidade, serão apresentadas comunicações da Universidade do Algarve e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve sobre Comunidades e Cidades Sustentáveis.

Estes seminários culminarão com a cerimónia de entrega de certificados de mérito “Voluntariado Ambiental para a Água 2019”.

Esta iniciativa tem em vista a distinção de pessoas e entidades pelo seu empenho e trabalho de excelência desenvolvido, no último ano, em atividades de educação e voluntariado ambiental, de entre os vários parceiros envolvidos- Escolas Ensino Básico e Secundário, Universidade do Algarve, Centros de Ciência Viva, Associações, entre outros- sendo reconhecido a alguns o seu papel decisivo na operacionalização deste projeto, na qualidade de “Embaixadores do Voluntariado Ambiental para a Água”.

Para mais informações, clique aqui.

A programação completa desta iniciativa está disponível aqui.

Comentários

pub