Secundária Pinheiro e Rosa recebe Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta

Agrupamento de escolas tem um «projeto educativo alinhado com o desenvolvimento sustentável»

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, de Faro, recebeu, no último dia 18 de Setembro, o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Foi na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras (Lisboa), que o diretor deste agrupamento de escolas farense recebeu o troféu, numa cerimónia que atribuiu igualmente o galardão a outras organizações e individualidades que, no âmbito das suas atividades, também têm promovido o uso da bicicleta enquanto meio de transporte.

O diretor Francisco Soares fez questão de referir que o agrupamento de escolas que dirige tem um «projeto educativo alinhado com o desenvolvimento sustentável» e, nesse âmbito, vem desenvolvendo «atividades promotoras da descarbonização», tais como a recolha de eletrodomésticos em fim de vida, recolha de pilhas, recolha de plásticos, instalação de 750 painéis solares nas escolas, entre outras.

«A promoção do uso da bicicleta não é um ato isolado, mas vem antes na senda desta trajetória educativa de defesa de um ambiente menos poluído e mais saudável», sublinhou.

O grande objetivo deste agrupamento de escolas com as medidas em desenvolvimento é «levar à mudança do paradigma da mobilidade na cidade de Faro, colaborando também com as autoridades locais para a criação das condições necessárias para que a cidade se torne mais ciclável».

Comentários

pub