Portimão acolhe encerramento nacional da Semana Europeia do Desporto

Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia

A 5ª edição da Semana Europeia do Desporto, que se assinala de 23 a 30 de Setembro, vai ter o encerramento a nível nacional, em Portimão.

Segundo a Câmara de Portimão, foi «preparado um vasto conjunto de propostas com o objetivo de desafiar os munícipes a praticarem atividade física nos diferentes equipamentos desportivos municipais, a título gratuito».

Um dos destaques da programação para o Dia Paralímpico Municipal, agendado para a Marina de Portimão em 26 de Setembro, com a disponibilização gratuita de oito modalidades, orientadas por técnicos especializados, que todos os interessados poderão experimentar entre as 10h00 e as 16h00.

Andebol e basquetebol em cadeira de rodas, boccia, paracanoagem, paraciclismo, judo, ténis de mesa e vela são os desportos disponíveis, com o envolvimento presencial dos atletas Joana Santos (judo), Jorge Pina (atletismo), Luís Costa (paraciclismo) e Norberto Mourão (paracanoagem).

A cerimónia de abertura tem início marcado para as 10h00, com as presenças de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, e Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão.

Mas durante esta intensa semana, serão muitas as modalidades ao dispor dos munícipes: Complexo Desportivo de Portimão (yoga e fit power), Complexo Desportivo de Alvor (hidroginástica, natação livre e ténis), Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande (natação livre, circuito, fit power e natação de manutenção para adultos) e nos ginásios da EB 2,3 Júdice Fialho e da EB 2,3 D. João II de Alvor (karaté).

Em termos competitivos, a Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) recebe entre 27 e 29 de Setembro um conjunto de provas de nível, como são os casos da 13ª Taça “Vítor Hugo” da Liga Feminina de Basquetebol (Pavilhão da Escola da Bemposta e Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão), o Campeonato Nacional de Vela Adaptada (Marina de Portimão), o Portimão Padel Open 2019 (Complexo Municipal de Ténis) e o Aquabike – Campeonato da Europa de Endurance (Praia da Rocha).

Já a iniciativa “EMPOWER(U): Empowerment for Life & Sport” decorrerá entre 23 e 27 de Setembro na Pousada da Juventude e noutros locais de Portimão, com a participação de 40 adolescentes em representação de dez organizações de países europeus.

Os jovens serão recebidos às 12h00 do dia 23 pelo executivo municipal de Portimão no salão nobre dos Paços do Concelho.

Em termos educativos, é de reter as celebrações do Dia Europeu do Desporto na Escola, marcadas para 27 de Setembro no Agrupamento de Escolas Júdice Fialho, por organização do CNAPEF – Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, assim como o Dia Europeu do Professor de Educação Física, assinalado dia 28, através de um conjunto de atividade desportivas realizadas por e para estes profissionais, também sob organização do CNAPEF.

 

 

Da programação constam um passeio de barco pela costa, em que participará uma centena de professores, e a cerimónia de homenagem aos docentes de Educação Física portugueses, que terá lugar às 15h00 na Casa Manuel Teixeira Gomes. O Aguahotels Riverside receberá a partir das 21h00 a tertúlia aberta “A importância da Educação Física na Escola”.

No contexto da formação, uma das principais áreas da CED 2019, realiza-se ao longo do dia 28 de Setembro, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o Curso Nível I de Árbitros de Triatlo, organizado pela Federação Portuguesa de Triatlo Portugal e Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal.

Entre outras ações, também haverá o Dia do Desporto no Trabalho, marcado para 25 de Setembro, em que as entidades públicas e privadas serão convidadas a promover atividades físicas e desportivas aos seus trabalhadores.

Por seu turno, nos dias 28 e 29 de Setembro, a 3ª Grande Corrida de Carrinhos de Rolamentos da Mexilhoeira Grande irá atrair muita gente a esta típica localidade que a assim revive uma prática muito comum das crianças e jovens de há algumas décadas.

A programação da Semana Europeia do Desporto também engloba o Dia Mundial do Coração, sendo apresentado no dia 27 de Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 16h00, o Programa Municipal DAE pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, seguindo-se às 16h45 na zona ribeirinha da cidade um exercício prático de utilização de DAE (Desfibrilhação Automática Externa) na via pública.

Inserida na mesma efeméride, está marcada para as 19h00 de 28 de Setembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes, a palestra “Desporto e Coração”, de entrada livre e promovida pela Federação Portuguesa de Cardiologia.

A 29 de Setembro, Dia Mundial do Coração, às 21h30, o auditório do Museu de Portimão recebe um recital de violino e guitarra, a cargo de João Pedro Cunha e Zoran Stojanovic. A angariação de fundos reverte a favor da Delegação do Algarve da Fundação Portuguesa de Cardiologia. Os bilhetes custam 10 euros.

O encerramento oficial da Semana Europeia do Desporto está marcado para as 9h30 de 29 de Setembro junto ao Portimão Arena, tendo como ponto alto a Marcha/Corrida Solidária – “Passeio da Memória”, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, com a participação confirmada de cerca de 1500 pessoas vindas de todo o Algarve.

Os donativos apurados serão destinados à associação Alzheimer Portugal, devendo as inscrições ser feitas aqui.

Além de Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, marcarão presença no encerramento da SED alguns desportistas algarvios de destaque, como são os casos da judoca Ana Cachola, do atleta Ezequiel Canário, do canoísta Miguel Batista e de Teresa Duarte, campeã mundial de pesca submarina.

Entre as 9h30 e as 13h00 será possível a prática de diversas atividades desportivas (voleibol, rugby, patinagem freestyle, andebol, karaté, boxe, ténis, basquetebol, desporto adaptado, golfe, ginástica, patinagem, ténis de mesa, ciclismo, desportos náuticos, xadrez e judo), sob organização do IPDJ e da Câmara Municipal, em colaboração com os clubes do concelho.

Na ocasião vai ser apresentado o programa “Exercício e Saúde”, que arrancará a 1 de Outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, realizando-se entre as 10h00 e as 12h00 de 30 de Setembro uma mega aula de ginástica sénior, a ter lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, com entrada livre.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia e tem por principal objetivo a promoção dos benefícios da prática regular do desporto, sendo celebrada simultaneamente em 38 países, sendo coordenado entre nós pelo IPDJ. Para o efeito foi criado há cinco anos o movimento #BEACTIVE, incentivando todos a dinamizar iniciativas de carácter aberto e gratuito, de forma a motivar e envolver os cidadãos na adoção de estilos de vida ativos e saudáveis.

O programa completo da Semana Europeia do Desporto pode ser consultado aqui. 

Comentários

pub