Loulé plantou oliveira em nome do SNS e de António Arnaut

António Arnaut é considerado o “pai” do SNS

Loulé plantou uma oliveira e homenageou António Arnaut, no passado domingo, 15 de Setembro, como forma de assinalar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Passados 40 anos desde que foi publicada a lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, a Câmara Municipal de Loulé associou-se ao movimento nacional de comemorações, recordando também o grande mentor do SNS: António Arnaut.

Volvidas quatro décadas, a importância do SNS foi realçada por Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, para o Portugal de hoje.

«Esta lei veio consagrar o acesso de todos os portugueses a um serviço de saúde público com qualidade. Isso fez toda a diferença naquilo que são os indicadores de saúde hoje em dia, em relação àqueles que eram no passado», afirmou este responsável para quem o aumento da qualidade dos serviços de educação e as melhores condições de habitação também foram fatores decisivos.

 

 

Paulo Morgado acrescentou ainda que, graças a este serviço de saúde universal, o país tem hoje «um dos mais elevados níveis de vacinação que existem no mundo», o que permitiu a erradicação de algumas doenças em Portugal.

De olhos postos no futuro, este responsável acredita que a excelência, a proximidade e a literacia dos portugueses nesta matéria serão pontos decisivos para a evolução dos serviços de saúde, face aos desafios demográficos que se colocam, e também tendo em conta o novo enquadramento em que as autarquias são parceiras.

Loulé é, de resto, um dos municípios que irá assumir esse papel já que irá receber novas responsabilidades no setor da saúde, designadamente no que concerne a conservação dos edifícios, tratamento dos espaços exteriores e gestão do pessoal administrativo dos centros de saúde.

«Podem contar coma defesa intransigente do SNS parte da Câmara Municipal de Loulé pois sabemos bem que nem todos têm as mesmas possibilidades e recursos para recorrerem ao setor privado. O SNS foi pensado para servir o povo. Queremos ser fiéis à memória de António Arnaut e do seu projeto político», sublinhou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, durante esta homenagem.

O responsável do Município louletano enalteceu o papel do «homem que deu a cara pela conceção e implementação do SNS».

«Vivemos numa sociedade que não é perfeita, tem muitas desigualdades, e felizmente que existiram homens com projetos políticos como António Arnaut que souberam pensar nos menos defendidos desta vida, naqueles que têm menos rendimentos para poder aceder a serviços de saúde dignos, com qualidade e acessíveis», disse.

Confiante nesta transferência de competências para os municípios numa área tão importante e sensível, Vítor Aleixo reforçou a importância de um Estado “robusto e forte”, não só ao nível da saúde como da educação, segurança social ou habitação, para uma democracia viva.

Comentários

pub