Lagos limpa praias, Ponta da Piedade e Odiáxere

A primeira iniciativa será no Dia Nacional de Limpeza de Praia

Lagos vai promover, em Setembro e Outubro, várias ações de limpeza no concelho. 

As praias de Porto de Mós e Meia Praia, a zona costeira da Ponta da Piedade e o perímetro urbano de Odiáxere serão as zonas intervencionadas.

As ações de limpeza em Lagos terão lugar já no próximo dia 21 de Setembro, Dia Nacional de Limpeza de Praia, às 9h00, com uma iniciativa da #LitterHero Lagos, na Praia do Porto de Mós. Com o apoio da Fundação Oceano Azul, esta iniciativa tem como objetivo mobilizar voluntários, grupos, associações, ONG’s e movimentos que queiram participar na limpeza de lixo marinho.

Depois, no dia 24, a LPN – Liga para a Proteção da Natureza promove uma ação de limpeza na Meia Praia, enquadrada na campanha “Vamos Limpar as Nossas Praias”, do projeto Amar o Mar, já na sua 3ª edição. O ponto de encontro para a atividade é junto ao Restaurante Barrigada às 9h30.

À semelhança do que foi feito em 2018 na Meia Praia, o Município organiza uma nova ação de remoção e limpeza do chorão, desta vez perto do farol da Ponta da Piedade, entre as 10h00 e as 12hoo de 1 de Outubro.

A iniciativa está integrada na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2019, levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente, e visa a intervenção em locais que apresentam uma grande concentração desta planta.

A ação contará com o apoio do Centro Ciência Viva de Lagos, Associação A Rocha, Intermarché de Lagos e Ecoambiente. Ao longo da manhã, serão oferecidos brindes aos participantes, bem como pizzas cozinhadas em forno com energia do Sol num petisco solar que permitirá sensibilizar para a importância da utilização de energias renováveis.

Para inscrições, pode enviar email para [email protected] até ao próximo dia 27 de Setembro.

No dia 13 de Outubro será a vez de Odiáxere de entrar nas atividades ambientais com uma ação de limpeza do interior do perímetro urbano da freguesia, mais especificamente ao longo das suas estradas secundárias.

A iniciativa ocorrerá a partir das 7h00 no Largo da Alegria (perto do Moinho) e contará com a participação do Grupo de residentes e amigos da Vila de Odiáxere e com o apoio da Junta de Freguesia e do comércio local.

Comentários

pub