Lagos instala 50 painéis interativos nas salas do 1º Ciclo

Houve formação para os professores que vão usar este novo recurso educativo

A Câmara Municipal de Lagos comprou e instalou painéis interativos nas salas de aula do 1º Ciclo, no arranque deste ano letivo, anunciou a autarquia.

Representando um investimento de perto de 74.500 euros, os cinquenta painéis agora disponibilizados pretendem ser «uma solução flexível para a sala de aula, que respondam às necessidades dos professores e tornem mais dinâmico e interativo o trabalho com os seus alunos».

Para que os profissionais de educação possam tirar o máximo rendimento deste novo recurso, foi realizada uma ação de formação dirigida aos professores titulares de turma, aos professores de Inglês e aos professores de apoio de ambos os agrupamentos escolares, a qual terá continuidade em meados do ano letivo, de modo a consolidar a utilização destas tecnologias em sala de aula.

Sendo uma solução tecnológica mais avançada do que os quadros interativos, estes painéis funcionam com ou sem ligação à internet e, do mesmo modo, com ou sem ligação a um computador, permitindo escrever de forma tão natural como no papel e aceder a aplicações educacionais.

Em relação ao parque escolar do 2º e 3º ciclos, a Câmara de Lagos revela que a principal novidade é a ampliação da capacidade da Escola das Naus, conseguida com a instalação de monoblocos, o que permitiu dotar aquele estabelecimento escolar de mais oito salas de aula e duas instalações sanitárias.

A autarquia salienta que se trata de «uma medida de caráter temporário, que visa dar resposta ou, pelo menos, minimizar a situação de sobrelotação que se tem vindo a agudizar nos últimos anos».

A médio e longo prazo a solução passa pela construção de uma nova EB 2/3, conforme ficou previsto na revisão da Carta Educativa do Município de Lagos.

Comentários

pub
pub