João Varela percorre EN125 em cadeira de rodas contra o «flagelo» das estradas

Iniciativa decorre durante a campanha eleitoral para alertar também os partidos políticos

João Varela é tetraplégico e vai percorrer, de cadeira de rodas elétrica, a EN125, de uma ponta à outra. A aventura começa esta segunda-feira, 30 de Setembro, com o objetivo de alertar para o «flagelo» que é circulação nesta estrada, bem como para as «más condições de acessibilidade que existem um pouco por todo o Algarve». 

A viagem pela EN125, propriamente dita, só começará na quarta-feira. É que no primeiro dia, João Varela irá de Odeceixe até Bordeira e, no segundo, de Aljezur até Sagres.

A partir daí serão oito dias a percorrer os 157,5 quilómetros da estrada que liga o Algarve de uma ponta a outra – de Sagres a Vila Real de Santo António.

«Pensei em fazer esta iniciativa devido ao flagelo que temos tido com as portagens na Via do Infante que se repercute na EN125 que tem mais tráfego e maior sinistralidade. Penso que para melhorar a questão da mobilidade no Algarve, as portagens têm de acabar na A22», considerou João Varela, que é coordenador do Centro de Vida Independente, no Algarve, ao Sul Informação. 

 

 

A altura para fazer a travessia na estrada, que teve obras efetivas apenas no troço entre Sagres e Faro, também não é inocente. «Estou a fazê-lo nesta altura, de campanha eleitoral, para, de alguma forma, penalizar os partidos e os alertar para este problema», disse.

«Vamos fazer entre 20 a 30 quilómetros todos os dias. Sempre eu e o meu assistente pessoal. A ideia é irmos parando para falar com as pessoas, sensibilizando-as para esta temática. Também vamos aproveitar para visitar as cidades por onde formos passando para fazer essa sensibilização», acrescentou.

Com esta iniciativa, além das questões da EN125 e da A22, João Varela quer alertar para um problema ainda maior. E que sente na pele todos os dias: «a falta de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida».

«Na maior parte das cidades do Algarve, essas acessibilidades são más. Por isso, temos a ideia de, sempre que passarmos por um local, fazermos um género de um pequeno vídeo como forma de alerta», explicou.

Depois desta epopeia na EN125, João Varela já tem outra ideia.

No próximo ano, a ideia é «ir do Algarve a França, também de cadeira elétrica, para alertar para a crise energética e todos estes problemas das alterações climáticas», concluiu.

 

Percurso de João Varela na EN125:

 

30 de Setembro: Odeceixe – Bordeira (Aljezur)

1 de Outubro: Aljezur – Sagres

2 de Outubro: Sagres – Lagos

3 de Outubro: Lagos – Portimão

4 de Outubro: Portimão – Albufeira

5 de Outubro: Albufeira – Quarteira

6 de Outubro: Quarteira – Faro

7 de Outubro: Faro – Olhão

8 de Outubro: Olhão – Tavira

9 de Outubro: Tavira – Vila Real de Santo António

Comentários

pub