Fuzeta acolhe 1º Campeonato Nacional de Kiteboard

Há 44 atletas individuais inscritos

O 1º Campeonato Nacional de Kiteboard, nas classes de Kitefoil e TT: R. (Twin Tip Race), realiza-se este fim de semana, 14 e 15 de Setembro, no lado nascente da Ilha da Fuzeta, em Olhão.

É a primeira vez que se realiza um Campeonato Nacional de Kiteboard, pelo que a modalidade será assim reconhecida pela Federação Portuguesa de Vela, dando um passo importante na formação da seleção nacional na classe de Kitefoil.

O objetivo, explica a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta, é a participação nos Jogos Olímpicos em 2024 que se realizam em Paris e que terá pela primeira vez, em competição, esta classe da modalidade.

Neste 1º Campeonato Nacional de Kiteboard estão inscritos 44 atletas individuais, distribuídos pelas duas classes, e com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos.

No sábado, dia 14 de Setembro, realiza-se a prova de kitefoil, com a participação de 20 atletas: a partir das 10h00 realiza-se o briefing da regata e a competição começa às 11h00 e tem a duração de cerca de uma hora.

O Kitefoil é uma modalidade que tem crescido rapidamente nos últimos anos. As suas pranchas de hydrofoil revolucionaram o mundo do kiteboard, fazendo os velejadores flutuarem sobre a água.

«São desenvolvidas para acoplar um mastro e uma asa (foil) em baixo, os quais, através da ação hidrodinâmica, possibilitam uma flutuação sobre a água, reduzindo muito o atrito de superfícies e proporcionando uma enorme performance em velocidade e contravento, possibilitando também a prática em diferentes condições de vento».

No domingo, dia 15, realiza-se a prova da classe TT: R, estando inscritos 24 atletas. Depois do briefing, a competição terá regatas eliminatórias até à final, que será disputada entre os melhores seis a oito atletas apurados nas eliminatórias. Começa às 11h00 e termina às 17h00.

O TT:R (Twin Tip Race) é o tradicional kitesurf, com pranchas bidirecionais e kites tubulares e consiste na disputa de regatas que exigem técnica e velocidade no contorno (slalom) de bóias e nos saltos sobre os obstáculos.

Comentários

pub