Feira das Bibliotecas do Baixo Alentejo chega a Ourique

Intensa programação cultural assente na promoção da leitura, dos livros, das histórias e das expressões criativas,

A Feira das Bibliotecas, promovida pelo Município de Ourique, pela CIMBAL e pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo, vai estar em Ourique de 27 de Setembro a 5 de Outubro, para dar a conhecer e atrair novos públicos às bibliotecas municipais.

Assim, a Biblioteca Municipal Jorge Sampaio acolherá, ao longo de nove dias, uma intensa programação cultural assente na promoção da leitura, dos livros, das histórias e das expressões criativas, que certamente despertarão o interesse da comunidade educativa e da população em geral.

A Feira das Bibliotecas será aberta às 16 horas, de sexta-feira, 27 de Setembro, num momento que servirá também para sublinhar a participação da Biblioteca Municipal de Ourique na rede de bibliotecas associadas à Comissão Nacional da UNESCO, com a participação do presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, do primeiro secretário da CIMBAL, Fernando Romba, e do escritor José Fanha.

Ainda no dia da inauguração,às 17h15, irá realizar-se uma visita guiada à exposição pelo curador Constantino Piçarra e, às 17h30, uma animação infantil com bolas de sabão gigantes.

No sábado, 28, a programação da feira prevê a realização da sessão de contos “Onde as Histórias se encontram”, às 16 horas, pela contadora Elsa Serra.

Na segunda, 30 de Setembro, às 10h30, Luzia Paramés leva à cena a peça “A pastora leitora” para o público sénior, e, às 14h30, haverá uma performance poética “Ainda que pese”, com Carmen Jesuíno, Sandra Maya e Tânia Sacramento, orientada para os alunos do secundário do agrupamento vertical.

Na terça, 1 de Outubro, às 10, 11 e 14 horas, decorrerão sessões de contos intituladas “O Pior contador de histórias do mundo”, com Rodolfo Castro, para os alunos do 1º ciclo.

Na quarta, dia 2, às 18 horas, a Andante Associação Artística promove o espetáculo “Biblioteca Andante” para a comunidade em geral.

Na quinta, 3, às 10 horas, a Andante Associação Artística realizará o espetáculo “Afinal o gato”, para os bebés dos 12 aos 24 meses e, às 10h45, o mesmo espetáculo será destinado aos bebés entre os 24 e os 36 meses.

Na sexta, 4 de Outubro, às 10, 11 e 14 horas, a Companhia Lua Cheia Teatro de Marionetas apresentará o espetáculo “ A Filha do Sol” para os alunos de pré-escolar, e pelas 18 horas, realizar-se-á a última iniciativa da edição de 2019, com o visionamento do filme promocional “Pessoas com Bibliotecas dentro” e visita à exposição ao som do cante alentejano pelas vozes de José Diogo Bento e Jorge São Pedro.

A Feira das Bibliotecas decorre desde Março deste ano e terminará em Dezembro próximo, passando pelos treze municípios da CIMBAL.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo foi criada a 12 de Março de 2018, na sequência da celebração de um acordo de cooperação entre a CIMBAL e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 

Comentários

pub