Elite mundial da ginástica rítmica disputa Taça do Mundo em Portimão

Estarão presentes 250 atletas de 24 países

Foto: Fabiana Saboya|Sul Informação

A elite mundial da ginástica rítmica vai estar em Portimão a partir de amanhã e até domingo para participar na última etapa da Taça do Mundo da modalidade.

O Portimão Arena será o palco onde 250 atletas em representação de 24 países vão proporcionar um «espetáculo desportivo de elevado nível», promete a Câmara de Portimão.

Em competição estarão ginastas como a ex-campeã mundial Aleksandra Soldatova, da Rússia, Alexandra Agiurgiuculese, de Itália, Sumira Kita, do Japão, ou Anastasiia Salos, da Bielorrússia. Portugal estará representado pelas atletas Laura Sales e Margarida Ferreira.

«Já nos 13 conjuntos participantes, destaque para algumas das principais seleções da atualidade, como são os casos de Itália, Japão, Bielorrússia e Espanha», salientou a autarquia.

Para João Paulo Rocha, presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), «tanto a Taça do Mundo como o 28º Torneio Internacional de Portimão, que a antecedeu por estes dias, são os eventos mais estruturantes para a modalidade no nosso país, pois muitas das melhores ginastas dos últimos tempos passaram por aqui em início de carreira e inspiraram as atletas portuguesas».

 

 

«Nesta cidade, os clubes dedicados à modalidade já treinam bastantes ginastas e fazem um trabalho muito meritório, participando ativamente nas competições distritais e nacionais. Isto é fruto da tradição que se foi enraizando em Portimão. A propósito, é de elementar justiça realçar o papel da atual presidente de Câmara, Isilda Gomes, que muito tem feito para se atingir este patamar no que à realização das provas diz respeito, por todo o apoio prestado», afirmou o responsável federativo.

Esta última etapa da Taça do Mundo começa amanhã às 15h15, com os exercícios de arco e bola. A cerimónia de abertura está marcada para as 21h00 e cerca de meia hora depois terão lugar, nos conjuntos, as competições de cinco bolas.

No sábado, dia 7, a competição de maças e fita arranca às 15h15 e às 21h30 tem início a prova de três arcos e duas maças.

No domingo, dia de finais, a competição começa às 15h00 e intercala a vertente individual com os grupos, estando previstas as cerimónias protocolares para as 18h45, seguidas da gala e do encerramento oficial.

As entradas no evento, que se realiza no âmbito de Portimão Cidade Europeia do Desporto, são gratuitas.

Com organização da Federação de Ginástica de Portugal, da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Turismo de Portimão, esta prova antecede o Campeonato do Mundo, que se disputa entre 16 e 22 de Setembro em Baku, no Azerbaijão.

Comentários

pub