Docentes algarvias participaram em encontro de professores de física na Suíça

O objetivo deste programa para professores é transmitir os conhecimentos da linha da frente da investigação nesta área

As professoras algarvias Cristina Jesus, Susana Varela e Susana Cunha participaram, de 1 a 6 de Setembro, na 13ª Escola de Professores de Física, no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra (Suíça).

Cristina Jesus e Susana Varela são professoras no Agrupamento de Escolas Rio Arade, em Lagoa, e Susana Cunha, do Agrupamento de Escolas de Silves.

As docentes foram selecionadas para participar neste estágio em Genebra, na Suíça, constituído por palestras feitas por investigadores a trabalhar no CERN, e por visitas guiadas aos vários aspetos do Laboratório (experiências e aceleradores).

Este programa é coorganizado pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) e pelo CERN, com o apoio da “Ciência Viva” – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

As professoras tiveram a oportunidade de participar em palestras, visitas, exposições e oficinas que introduzem os 20 participantes do programa à Física de partículas e tecnologias de ponta.

O objetivo deste programa para professores é transmitir os conhecimentos da linha da frente da investigação nesta área, de modo a incutir o entusiasmo pela descoberta às próximas gerações de cientistas.

As docentes, incentivadas nesta participação de Luís Varela, diretor do Agrupamento de Escolas Rio Arade e ele próprio participante de um programa anterior, regressam como embaixadoras do CERN, de modo a passar o entusiasmo dos cientistas para a próxima geração de físicos, engenheiros, e especialistas em tecnologias de informação.

Comentários

pub