DiVaM enche monumentos de cultura nas Jornadas Europeias do Património

No domingo, dia 29 de Setembro, a entrada nos Monumentos será gratuita

Contar a história de “Magalhães e a Viagem” e observar os astros na Fortaleza de Sagres, ouvir o projeto “Grafonola Voadora & Napoleão Mira”, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, ou a Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, no Castelo de Aljezur, ir a Milreu ver o espetáculo “A Viagem: outras margens outras viagens” ou ainda voltar à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, para ouvir a história de “Quando a Terra se tornou Redonda”.

Estas são as propostas que a Direção Regional de Cultura do Algarve preparou, através do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, para as comemorações das Jornadas Europeias do Património, de 27 a 29 de Setembro.

A programação cultural que se apresenta para as Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema «Artes, Património, Lazer», «contempla um conjunto de iniciativas que não só reconhecem como destacam a capacidade do património cultural para o diálogo entre povos e culturas e na recuperação de memórias para a melhor compreensão das problemáticas da atualidade», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

«Tendo como mote a primeira grande viagem iniciada há 500 anos por Fernão de Magalhães, que provou a esfericidade da Terra, e utilizando vários caminhos e diversas linguagens estéticas, como a música, a performance, a poesia, ou artes audiovisuais, a que se soma também uma abordagem científica, preparou-se um programa para escolas, famílias e público em geral, onde se promove um melhor entendimento da importância crucial de todo o património que nos une», acrescenta aquele organismo.

 

Nova Escola Sagres 2018_Foto Jorge F. Marques CCV de Lagos

O programa inicia-se na Fortaleza de Sagres, nos dias 27 e 28 de Setembro, sexta-feira e sábado, com a 3ª edição do projeto «NOVA Escola de Sagres», promovido pelo Centro Ciência Viva de Lagos, que propõe atividades e ateliês educativos, especialmente direcionados para escolas e famílias.

As propostas passam pela exploração de instrumentos de navegação do passado e do futuro, preservação e modelação, modelação 3D, robótica e programação, percursos orientados e muitas outras atividades científico-culturais.

A sexta feira, dia 27, será inteiramente dirigida às comunidades escolares, com um horário das 10 às 13h00 e das 14h30 às 18 horas.

No sábado, dia 28, os ateliês decorrem das 14 às 18 horas e são destinados a famílias e público em geral. Haverá ainda a apresentação do conto “Magalhães e a Viagem”, com hora marcada para as 17 horas. O projeto «NOVA Escola de Sagres» encerra com uma observação astronómica, agendada para as 20 horas, de dia 28.

 

Também na sexta feira, dia 27 de Setembro, mas na alcaidaria do Castelo de Loulé, às 19h30, irá apresentar-se o projeto “Grafonola Voadora & Napoleão Mira”.

Trata-se de um projeto promovido pela Casa de Cultura do Loulé, que junta em palco o “cantautor” Luís Galrito, o artista visual João Espada, o escritor, poeta e declamador Napoleão Mira, o guitarrista Ricardo Martins e o jovem acordeonista João Palma, «na (re) construção de uma geografia afetiva, simbólica e musical dos quadros audiovisuais ligados ao património deste território».

O Quarteto de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio irá atuar no Castelo de Aljezur, no dia 28 de Setembro, às 17 horas, com a apresentação de “Viajando na Música”.

Este concerto alusivo às viagens dos navegadores portugueses na descoberta de novos mundos apresenta um repertório que engloba desde música barroca a música do século XX, tentando criar uma experiência envolvente, onde serão apresentadas obras de Handel, Mozart, Beethoven, Bela Bartok, Carlos Paredes, entre outros. O Quarteto é dirigido pelo professor e mentor Tiago Santos.

 

As Ruínas Romanas de Milreu (Estoi, Faro) apresentam o espetáculo “A Viagem: outras margens outras viagens”, no dia 28 de Setembro, às 18 horas.

Esta performance promovida pela Associação Cultural Música XXI pretende destacar a importância da herança e da memória, estruturando-se a partir do diálogo entre tradição e progresso, utilizando a linguagem oral e musical.

Prevê uma recriação/adaptação de poemas de Al-Mu’tamid, Ibn Ammar, Mahmud Darwish, Konstandinos Kavafis, Adonis, entre outros, numa linguagem e enquadramento estético modernos.

“Quando a Terra se tornou Redonda” promovido pela Fungo Azul – Associação Cultural, é o espetáculo que encerra a programação destas Jornadas, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira, Vila do Bispo), no domingo, dia 29 de Setembro, às 18 horas.

Partindo dos relatos de António Pigafetta, o fio condutor do espetáculo é uma narração que percorre os caminhos da viagem, com momentos dedicados a cada uma das paragens da expedição de Magalhães.

A narração é intercalada com contos tradicionais dos vários pontos do mundo, que serão acompanhados ao vivo de música original e de sonoplastia e vídeo performance, esta utilizando registos efetuados pelos vários artistas dos países da rota de Magalhães, conseguindo imagens contemporâneas de todo o mundo, para ilustrar visualmente a aventura de há 500 anos.

A direção artística é de Carlos Norton, a interpretação é de Nelda Magalhães, com música original de Carlos Norton e vídeo de vários artistas internacionais.

Todas as iniciativas integradas nas Jornadas Europeias do Património são gratuitas, embora sujeitas ao pagamento de ingresso nos monumentos, quando aplicável.

No domingo, dia 29 de Setembro, a entrada nos Monumentos será gratuita.

 

 

Clique aqui para conhecer toda a restante programação da Jornadas Europeias do Património no Algarve.

 

 

Comentários

pub