Dia do Município de Faro homenageia Gastão Cruz, D. Manuel Neto Quintas e Teresa Rita Lopes

Dia será repleto de iniciativas

Homenagens ao poeta Gastão Cruz, a D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, e a Teresa Rita Lopes, escritora e investigadora pessoana, e a abertura do programa “Baixa Street Fest – Sábados em Família” são pontos altos das comemorações, este sábado, 7 de Setembro, do Dia do Município de Faro. 

O dia começa, como habitualmente, com o Hastear das Bandeiras (9h00) que este ano decorre no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Faro, ocasião em que se realizará a cerimónia de aposição das insígnias aos Bombeiros Sapadores promovidos.

Segue-se a sessão solene, às 10h00, no Campus da Penha (Auditório 1.5), que este ano comemora também o 40º aniversário da Universidade do Algarve.

Haverá uma «justa homenagem» a nove individualidades e coletividades do concelho, nomeadamente Armindo Silva, Aeroporto de Faro, Rui Baeta, Manuel Amaro Bernardo, José Manuel Caetano, Jorge Viegas, Joana Santos, Gastão Cruz, D. Manuel Neto Quintas e Teresa Rita Lopes.

Será também feita, nesta sessão, a atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação a funcionários municipais e assinados dois relevantes protocolos.

A autarquia dá nota ainda para «a presença dos dignitários das cidades estrangeiras de Matola (Moçambique) e Pafos (Chipre), com quem o Município de Faro vem estreitando relações em diversos domínios, numa sessão que será abrilhantada pelo mestre acordeonista bordeirense Nelson Conceição e pela fadista de Estoi Cristina Paulo».

 

Programa completo

9h00, Quartel dos Bombeiros Sapadores:
– Cerimónia do Hastear das Bandeiras
– Aposição de insígnias aos Sapadores promovidos

10h00, Campus da Penha, Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico:
– Sessão Solene

15h00, (junto à) Igreja de S. Luís:
– Descerramento do Topónimo “Praceta João Sustelo”

15h30, Horta do Rodolfo:
– Descerramento do Topónimo “Praceta António Rodrigues Páscoa”

16h00, Rua de Santo António:
– Abertura da iniciativa “Baixa Street Fest – Sábados em Família”

18h00, Museu Regional do Algarve:
– Inauguração da Exposição “Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes – Ilha da Culatra”

20h30, Club Farense:
– Inauguração da Exposição “A Tradição Marítima de Chipre: Desde a Antiguidade até aos Tempos Modernos”

Comentários

pub