Costa de Albufeira vai ter rede de passadiços, da Rocha Baixinha aos Salgados

Um dos troços será o passeio marítimo ligando a Marina à praia do Peneco

A costa de Albufeira vai ter uma rede de passadiços que facilitem os passeios a pé nos pontos mais interessantes do litoral, a instalar «desde a Rocha Baixinha até aos Salgados». O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo presidente da Câmara José Carlos Rolo, durante a apresentação do festival Never Ending Summer.

E o local escolhido para fazer o anúncio foi bem apropriado: é que um dos futuros passadiços deverá precisamente ligar a Marina de Albufeira à praia do Peneco, criando assim a tão desejada ligação pedonal mais fácil com a zona antiga da cidade.

«Estamos a iniciar, na Câmara, um projeto para criar, ao longo da costa de Albufeira e onde fôr possível, passadiços que permitam visitar as praias ou, por exemplo, os olheiros dos Olhos d’Água, que as pessoas não conhecem porque não conseguem lá chegar», explicou o autarca. Um desses passadiços, anunciou, irá permitir «a passagem direta do Peneco para a Marina de Albufeira».

Para já, o presidente José Carlos Rolo ainda não sabe qual o montante do investimento, uma vez que, explicou ao Sul Informação, «ainda vamos fazer um estudo prévio, para ver quais os locais onde os passadiços podem ser construídos».

A ideia, esclareceu, não é fazer passadiços contínuos, mas antes alguns troços, até para «disciplinar os acessos a zonas mais sensíveis, para evitar que as pessoas andem a pisar a vegetação e as arribas».

 

Maquete do projeto do passeio marítimo, mandado fazer em 2010 pela Marina de Albufeira

João Amaral, administrador da Marina de Albufeira, não cabia em si de contente. «Foi a melhor notícia que me podiam ter dado hoje», garantiu, em declarações ao nosso jornal.

«É um sonho que já temos há muitos anos, nós fizemos um projeto em 2010, que pagámos e oferecemos à Câmara de Albufeira». Mas nunca avançou nada, apesar de o administrador considerar que «continua a faltar uma ligação mais direta» entre a marina e a cidade.

«Isto vai ser um ícone, toda a gente quererá vir a Albufeira para percorrer este passeio marítimo.!», acrescentou.

Sempre que falamos, eu tento lançar este desafio ao presidente. Mas esta é a primeira vez que o presidente da Câmara assume este projeto publicamente. Já tinha falado com ele sobre o tema, e com os presidentes anteriores, mas nunca houve um compromisso público. Saio daqui muito mais feliz», concluiu João Amaral.

A rede de passadiços no litoral de Albufeira será candidatada a fundos europeus e construída de forma faseada.

 

 

Comentários

pub