Cinema em Sagres e fado em Paderne são as propostas DiVaM para o fim de semana

Programa de Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve continua no sábado e no domingo

Cinema na Fortaleza de Sagres e fado no castelo de Paderne são as próximas sugestões do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), para o próximo fim-de-semana.

No dia 21, às 21h00, é lançado na Fortaleza de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, o ciclo de cinema “Descobrimentos, Migrações e Viagens”, uma iniciativa com o selo do Cineclube de Faro, com a exibição do filme “Alba de América”, de Juan de Orduña.

Este filme de 1951 é considerado a primeira superprodução espanhola e foi «realizado como resposta a um filme americano sobre a descoberta da América, onde os espanhóis se sentiram insultados».

A sessão será apresentada por Paulo Moura, escritor, repórter e professor, e Suso Iglesias, jornalista, que foi director da TVG e mais tarde da Telecinco.

«No ano em que se comemoram os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, por Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, propõe-se uma reflexão sobre as diferentes visões históricas das viagens de exploração marítima da Época Moderna e sobre o papel do cinema na visão que temos da nossa história», segundo a DRCAlg.

O ciclo conta com mais dois filmes, “Deltas, Back to Shores”, de Charlie Petersmann (inédito em Portugal), a ser exibido a 11 de Outubro, e “Kon TiKi – A Viagem Impossível”, de Joachim Rønning e Espen Sandberg, a 9 de Novembro.

No dia 22, às 17h30, no Castelo de Paderne, há “Fado Navegado” «uma viagem pelo mundo do fado, reinterpretando este estilo musical, através de instrumentos de sopro, como forma de evasão e constante busca de novas sonoridades».

Este é um projeto dinamizado pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira /Museu Municipal de Albufeira.

Comentários

pub