Cidade Europeia do Desporto «não dá tréguas» neste início de Setembro

Há muito por onde escolher

Superbikes, vela, futsal, judo e xadrez. A Cidade Europeia do Desporto «não dá tréguas» e, até ao final desta primeira semana de Setembro, «abundam as propostas irrecusáveis», em Portimão.

A primeira semana do mês é enriquecida com o 28º Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica, que termina hoje, 4 de Setembro, e abre o apetite para a já tradicional etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, reunindo no Portimão Arena as melhores ginastas entre 6 e 8 de Setembro.

Já na 28ª edição, o Torneio Internacional de Portimão, dirigido às ginastas mais novas, contará com 21 juniores e 15 seniores na competição individual, sendo aguardada com expetativa a participação do conjunto júnior da Grã-Bretanha.

Esta quarta-feira, dia 4, acontecem todas as finais, com início às 15h30, prolongando-se o programa até às 20h00, com as cerimónias protocolares.

Mas o ponto alto será a última etapa da Taça do Mundo, na qual o Portimão Arena recebe de 6 a 8 de Setembro mais de 120 ginastas, em representação de 15 países nos conjuntos e 22 países na competição individual. Recorde-se que o Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica está marcado para Baku, no Azerbeijão, de 16 a 22 do mesmo mês.

Ainda nesta semana, o R10 Street Futsal, a decorrer de 4 a 8 de Setembro na Praça da República, contará como apadrinhamento de Ricardinho, o melhor jogador do mundo, que estará presente no derradeiro dia da competição.

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas aqui.

Na inauguração, marcada para as 18h00 do dia 4, estarão presentes todas as equipas e clubes inscritos, disputando-se a prova nos escalões 10-13 anos, 14-17 anos e mais de 18 anos. No dia de encerramento realiza-se, às 18h00 a ação inclusiva “Projeto Futsal para todos”, especialmente dirigida às pessoas com necessidades especiais, que poderão interagir com Ricardinho e outros intervenientes no R10 Street Futsal.

Outra sugestão incontornável para os amantes do desporto de alta competição será a etapa lusa do Campeonato do Mundo de Superbike, que entre os dias 5 e 8 atrairá cerca de 60 mil espetadores ao Autódromo Internacional do Algarve para vibrarem com os mais velozes pilotos do circuito internacional.

«Particular referência para a Clipper Round the World Yatch Race, cuja primeira etapa ligará Londres à cidade uruguaia de Punta del Este, com paragem na Marina de Portimão entre os dias 8 e 15, sendo esperadas 11 embarcações, com mais de 700 velejadores. Esta volta ao mundo não competitiva vai durar cerca de um ano, com diversas escalas nos cinco continentes e um total de 40.000 milhas náuticas», diz a Câmara de Portimão.

É também na cidade algarvia que se vai realizar a final do Campeonato Nacional de Triplete – Masculinos em Petanca (7 a 8 de Setembro na zona ribeirinha de Portimão), a Taça de Portugal de Escolas de Vela (5 a 8 junto ao Clube Naval de Portimão), o Campeonato Nacional Absoluto e Feminino de Xadrez (de 7 a 15 no Teatro Municipal de Portimão) e o 2º Aquatlo O2, prova integrada no Circuito de Estrada do Algarve da Federação de Triatlo de Portugal (dia 8 na Praia da Restinga/ Ria de Alvor).

Por seu turno, entre 7 e 9 de Setembro, a Área Desportiva da Praia da Rocha recebe os Beactive Beach Games Portimão 2019, cuja primeira edição teve lugar em Riga, capital da Letónia, em Agosto último, passando por outras cidades europeias até chegar a Portugal.

Os destinatários são famílias oriundas dos países europeus aderentes ao projeto (Letónia, Estónia, Lituânia, Espanha, Alemanha, Dinamarca e Portugal), num total próximo das 500 pessoas, às quais se poderão juntar participantes locais ou veraneantes de férias em Portimão, estando disponíveis atividades como basquetebol 3×3, duatlo, futebol de praia, frisbee, beach ténis, voleibol de praia, surf, bodyboard, skimboard, petanca, hip-hop, zumba, fitness, tai-chi, yoga, running, capoeira, kaiak, snorkling, sup, swimming ou frescobol.

Na área da formação, o evento em destaque vai ser o o 6º Alvor Judo Camp, que terá a participação de cerca de 200 atletas de clubes portugueses, ingleses, espanhóis e chilenos, sendo de realçar a presença de vários técnicos/treinadores de alto nível. Este estágio internacional decorre entre 4 e 8 de Setembro no Pavilhão de Montes de Alvor.

A programação integral de Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019 pode ser acompanhada aqui.

Comentários

pub