56 mil encheram Autódromo para ver show de Rea e Bautista nas Superbikes

56 mil pessoas assistiram à etapa portuguesa do mundial de Superbikes que terminou este domingo, 8 de Setembro, no Autódromo […]

56 mil pessoas assistiram à etapa portuguesa do mundial de Superbikes que terminou este domingo, 8 de Setembro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Este é um novo recorde. 

Território de Jonathan Rea, fruto das sete vitórias consecutivas conquistadas pelo campeão do mundo em Portimão, foi o piloto da Kawasaki quem começou da melhor forma ao assinar a melhor volta na qualificação com 1m40.372s, quebrando o recorde do passado ano conseguido por Eugene Laverty.

Jonathan Rea conseguiu a 21ª pole da sua carreira e a quinta da temporada após 25 loucos minutos onde 12 pilotos ficaram separados por apenas 1 segundo. Tom Sykes foi o segundo na frente de Sandro Cortese.

A primeira corrida, realizada no sábado, dia 8, foi dominada pelo piloto da Kawasaki que desde cedo se destacou apostado em dilatar os 81 pontos de vantagem no campeonato com que chegou ao AIA.

Rea foi o melhor no arranque e, logo na curva 1, as motas de Chaz Davies e Álvaro Bautista chocaram, ficando o espanhol em 18º, ele que chegou ao Algarve ainda a recuperar de uma lesão num ombro.

De resto, Rea cedo conquistou uma vantagem segura para o pelotão perseguidor liderado por Tom Sykes. O piloto da BMW perdia, no entanto, a rapidez com o acumular das voltas e via Chaz Davies emergir na classificação para fechar as 20 voltas em segundo na frente Michael Van Der Mark, também ele após uma excelente recuperação, tal como aquela assinada por Álvaro Bautista, o quarto após subir vários lugares.

 

Bautista

 

Já no domingo, Jonathan Rea voltou a mostrar a sua superioridade no traçado algarvio ao vencer a Superpole Race – a sua nona vitória consecutiva na prova – desta feita à frente de Álvaro Bautista e Alex Lowes.

Faltava apenas ao programa a derradeira corrida reservada às Superbikes.

Num formato longo de 20 voltas, as decisões só aconteceram no final. Mesmo com o ombro lesionado, piloto espanhol Bautista conseguiu bater Rea e regressar às vitórias, mantendo desta forma as suas aspirações quanto ao campeonato ainda vivas, mesmo que remotas.

Toprak Razgatlioglu esteve na segunda posição, mas, no final, Rea reagiu e cruzou a linha de meta na frente do turco e apenas a 111 milésimas de Bautista. Estava assim quebrado o recorde de vitórias de Rea no traçado algarvio.

Nas Supersport foi Federico Caricasulo que venceu no final de uma corrida intensa que acabou por ser ganha pelo italiano quando a bandeira vermelha foi mostrada devido a óleo deixado na pista depois do motor de uma moto ter cedido. O líder do campeonato Randy Krummenacher foi o segundo e Lucas Mahias fechou o pódio aos comandos da Kawasaki da Pucetti.

Também decidida na derradeira volta, a corrida das Supersport 300 foi ganha pelo holandês Scott Deroue que bateu o comandante do campeonato Manuel Gonzalez por apenas 153 milésimas com o degrau mais baixo do pódio a ficar para Ana Carrasco.

Comentários

pub