Tavira adere ao “Diabetes em movimento”

Programa é coordenado pela Direção-Geral de Saúde

Tavira aderiu ao programa “Diabetes em movimento”, uma iniciativa que vai decorrer no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, de Outubro de 2019 a Junho de 2020, às segundas, terças e sextas-feiras, entre as 9h30 e as 11h00.

O “Diabetes em movimento” destina-se a pessoas com diabetes tipo 2 e pretende promover a adoção de um estilo de vida saudável, através da prática desportiva. Esta é «uma forma eficaz de prevenir complicações e de controlar os níveis de glicemia», explica a Câmara de Tavira.

Segundo a autarquia, «o exercício físico é benéfico, uma vez que estimula a produção de insulina e facilita o seu transporte para as células. A prática regular de desporto proporciona a redução da gordura visceral, diminuindo, desta forma, a insulino resistência, ou seja, melhora a ação de insulina no organismo e auxilia o controlo da doença».

Ao juntar-se a este programa, a Câmara de Tavira pretende «contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes com diabetes tipo 2 e fomentar o estilo de vida mediterrânico, o qual apela a adoção da prática regular de exercício físico e de um regime alimentar variado».

A diabetes tipo 2 é uma doença crónica que afeta a forma como o organismo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo.

Para mais informações, os interessados devem consultar o seu médico ou enfermeiro de família ou a página de Facebook do programa.

Este programa de intervenção comunitária, coordenado pela Direção-Geral da Saúde, integra o Programa de Promoção da Atividade Física (PPAF) e o Programa Nacional para a Diabetes, com o apoio científico do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Comentários

pub