Stocks da rede REPA do Algarve continuam a aumentar

Passará a haver 23 postos REPA (geral) e apenas dois para veículos prioritários, no Algarve

Os stocks da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), no Algarve, continuam a subir e já são «em tudo comparáveis com o resto do país», garantiu João Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Transição Energética. 

Num ponto de situação feito há momentos, o governante disse que os stocks de gasóleo são hoje de 59%, na região, quando ontem eram de 51%.

Já a gasolina está com stocks de 38% – ontem o número era 34%. A nível nacional, os stocks são de 63% (gasóleo) e 45% (gasolina).

Comentando os números no Algarve, Matos Fernandes disse que já são, então, «valores em tudo comparáveis com o resto do país».

«Penso que será a ultima vez que se justificará falar no Algarve se os briefings continuarem porque os números já são idênticos», reforçou.

A situação dos serviços mínimos «tende a normalizar-se» e, por isso, o ministro anunciou uma diminuição do número de postos REPA exclusivos, apenas destinados a veículos prioritários, como ambulâncias ou bombeiros.

Sem especificar quais, Matos Fernandes disse que, no Algarve, dois desses postos passarão para a rede REPA geral: ou seja acessível a qualquer veículo.

Em todo o país, o número diminuirá de 52 para 26.

Assim, focando apenas na região, passará a haver 23 postos REPA (geral) e apenas dois para veículos prioritários.

Na conferência de imprensa, o ministro revelou que 12 motoristas foram notificados por incumprimentos dos serviços mínimos, mas que já todos voltaram ao trabalho.

Matos Fernandes também aproveitou para enaltecer o «enorme civismo dos portugueses durante esta greve» que, recorde-se, já sofreu um rude golpe, com a saída de cena do Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM). 

Apenas o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), liderado por Francisco São Bento e Pedro Pardal Henriques, mantém a greve que já dura desde segunda-feira, dia 12.

Comentários

pub