Setembro começa com mais calor em todo o país

Temperatura sobe, em especial na segunda e terça-feira

O início de Setembro vai ser quente, prevendo-se a subida de temperatura que, em alguns locais do país, pode atingir os 40 graus Celsius. No Algarve, o concelho mais quente será, como é hábito, o de Alcoutim, onde a temperatura deverá subir aos 37ºC na terça-feira.

No entanto, na maior parte da região, as temperaturas máximas irão rondar os 34ºC, em especial no interior, ou seja, não ultrapassarão os valores normais de Verão.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos dias 2 e 3 de Setembro, prevê-se uma subida de temperatura, em especial no litoral oeste.

«Devido a um anticiclone que se encontra localizado a noroeste dos Açores, em deslocamento para leste, prevê-se que se instale uma corrente de leste no Continente a partir de segunda-feira, dia 2», explica o IPMA.

Assim, em todo o país, os valores da temperatura máxima deverão variar entre 30 e 35°C na generalidade do território, podendo atingir valores entre 35 e 40ºC em alguns locais do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa.

A temperatura mínima deverá variar entre 15 e 20ºC, podendo ter valores entre 20 e 22ºC em alguns locais da região Sul e Vale do Tejo, prevendo-se valores entre 13 e 15ºC no Nordeste transmontano.

No entanto, «no final da primeira semana de Setembro, há tendência para uma pequena descida de temperatura».

Comentários

pub