Saveiros tradicionais voltam à Ria Formosa pela mão da União das Freguesias de Faro

Embarcações foram “inauguradas” na regata das festas da Culatra

Seis saveiros tradicionais foram construídos e postos a navegar na Ria Formosa, numa iniciativa da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), no âmbito de um projeto aprovado no orçamento participativo 2018.

Também conhecido entre os pescadores como lancha, o saveiro é uma pequena embarcação de boca aberta com cerca de 5 a 6 metros de comprimento, muito utilizada em tempos antigos na Ria Formosa pela comunidade piscatória, mas que foram caindo em desuso, sendo gradualmente substituídos por embarcações mais modernas e mais bem adaptadas à prática da pesca e do marisqueio.

Para combater o desaparecimento completo destas embarcações, o Clube União Culatrense apresentou a proposta de reintroduzir na Ria Formosa estas embarcações quase em vias de extinção, como forma de reforçar a identidade, a tradição e a cultura intrínseca a esta zona lagunar e ao mar.

Assim, estas embarcações foram formalmente inauguradas nos passados dias 3 e 4 de Agosto no âmbito das Festas em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes (Culatra).

Foram para as tradicionais regatas a remos, que contaram com a participação e o entusiasmo de cerca de uma centena de pescadores e culatrenses, que tiveram a oportunidade de disputar a regata nestas embarcações tradicionais, como outrora, revivendo a história e o passado deste povo.

 

Comentários

pub