Saiba onde pode abastecer o seu carro no Algarve durante a greve de camionistas [com mapa interativo]

Há cinco concelhos que podem ficar sem postos de combustível a funcionar

O Algarve tem 22 postos de combustível que integram a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) e que, por isso, vão manter-se em funcionamento caso seja declarada uma crise energética, pelo Conselho de Ministros. Esta é uma forte possibilidade, se avançar a greve dos trabalhadores dos transportes rodoviários, que está marcada para 12 de Agosto.

Além dos 22 postos de combustível abertos ao público em geral, há mais quatro que se destinam a veículos prioritários (forças armadas, forças de segurança, agentes de proteção civil, serviços de emergência médica ou transporte de medicamentos).

No mapa, salta à vista o facto de, no Algarve, a grande maioria dos postos de combustível se situar no litoral e há cinco concelhos sem nenhum posto de abastecimento nesta rede (Vila do Bispo, Monchique, Castro Marim, São Brás de Alportel e Alcoutim).

Por exemplo, no caso de Monchique, caso o combustível se esgote nos três postos de abastecimento da vila, será necessário fazer, pelo menos – se ainda restar gasolina ou gasóleo – 27 quilómetros, até Portimão.

Em pleno Agosto, e sendo a Fóia um dos pontos mais visitados, no Algarve, pelos turistas, este facto poderá funcionar como elemento dissuasor de uma visita.

Em caso de emergência, por exemplo se houver um incêndio, também é em Portimão que fica o posto de combustível mais próximo para veículos prioritários.

Já quem vive em Alcoutim tem uma tarefa ainda mais complicada, uma vez que a bomba de gasolina mais próxima, incluída na rede, fica a mais de 40 quilómetros, em Vila Real de Santo António.

Na última greve, em Abril, foi imposto um limite máximo de abastecimento de 15 litros nos postos da REPA, sendo expectável que volte a existir uma limitação, caso seja declarada a crise energética.

O número de postos de abastecimento na REPA, no Algarve, já mereceu críticas do NERA – Associação Empresarial do Algarve, que quer um tratamento do Governo diferenciado para a região, numa altura do ano em que a população triplica.

Já o deputado do PSD Cristóvão Norte quer que o Governo reveja o número de postos de abastecimento da rede estratégica previstos para funcionar no Algarve, considerando que os 22 que estão atualmente estipulados «são de quem anda de olhos vendados».

Veja no mapa quais os postos que integram a REPA e quais os postos destinados a veículos prioritários:

Comentários

pub