Requalificação do circuito interpretativo do sapal de Castro Marim e VRSA foi concluída

Obras custaram 10 mil euros

A requalificação do circuito interpretativo da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António já está concluída.

A obra, realizada pela associação Odiana, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, consistiu na renovação do circuito interpretativo «Sapal de Venta Moinhos», nomeadamente na substituição das estruturas que estão no troço onde este percurso coincide com  o acesso ao Centro de Interpretação desta reserva natural.

O objetivo desta ação foi «a manutenção, preservação e valorização de trilhos na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, tendo como foco o pedestrianismo, birdwatching, o património hidrológico e a crescente promoção do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana», segundo a Odiana.

As infraestruturas que existiam, que já estavam em estado de «degradação avançada», foram removidas e substituídas por «dois totens direcionais, um painel com mapa, dois mesas interpretativas grandes e quatro mesas interpretativas pequenas».

Além de renovar as estruturas do percurso, esta intervenção, que custou cerca de 10 mil euros, também visa «permitir que os visitantes acedam e desfrutem dos caminhos com a informação disponível».

«Esta requalificação permite e apoia a interpretação dos valores naturais e culturais do percurso e reitera a importância do Turismo de Natureza no território, fazendo jus à estratégia da Odiana na promoção do slogan “Baixo Guadiana como uma Região de Turismo de Natureza por Excelência”», acrescentou a Odiana.

O percurso «Sapal de Venta Moinhos» coincide com o caminho de acesso ao Centro de Interpretação da Reserva Natural seguindo, para norte, até ao rio Guadiana. O circuito interpretativo desenvolve-se a Sul do edifício «permitindo observar, numa pequena caminhada, os diferentes biótopos existentes nesta zona húmida, nomeadamente sapais, salinas e lagoas permanentes e temporárias. O percurso é linear, tem uma extensão de 6 quilómetros, com valência pedestre e BTT».

Esta ação de requalificação foi uma iniciativa da Associação Odiana, através do seu projeto Valagua, levada a cabo com a direta colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com o apoio dos Municípios de Alcoutim e Castro Marim.

Comentários

pub