Quarteira: Perto de 300 quilos de sardinha e cavala apreendidos por fuga à lota

Homem de 50 anos foi identificado

137 quilos de sardinha e 150 quilos de cavala foram apreendidos pela GNR, na passada quarta-feira, 21 de Agosto, em Quarteira, por fuga à lota.

A apreensão foi feita pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, «no âmbito de uma ação de patrulhamento e vigilância, com o objetivo da preservação de espécies marinhas e a salvaguarda da fauna e flora da Ria Formosa».

Na operação foi identificado um homem de 50 anos e elaborado o auto de contraordenação, por fuga à lota. Esta infração é punível até ao montante máximo de 3740 euros, se o infrator for uma pessoa individual, ou 44891 euros, no caso de uma pessoa coletiva.

O pescado, depois de sujeito a inspeção sanitária pela autoridade veterinária, foi vendido em lota.

A GNR lembra que «o regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste setor pela concentração da oferta e da procura, pela transparência na constituição de preços e pelo controlo higiossanitário do pescado».

Comentários

pub