Praia do Alemão já foi reaberta a banhos

Praia do Alemão esteve interdita a banhos ontem, terça-feira

A bandeira verde voltou a ser hasteada esta manhã na Praia do Barranco das Canas, mais conhecida como Praia do Alemão, em Portimão, depois das análises feitas à água recolhida ontem terem revelado valores da bactéria Escherichia coli, vulgo E.Coli, dentro dos limites legais.

Contactada pelo Sul Informação, fonte da Administração Regional de Saúde do Algarve confirmou o levantamento da interdição. Quanto às causas do foco de poluição detetado ontem, não são conhecidas, mas tudo indica que deverão estar ligadas a uma descarga pontual de esgotos, provavelmente de uma embarcação.

Esta terça-feira, a bandeira vermelha foi hasteada na Praia do Alemão e foi proibida a ida a banhos, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente ter detetado a presença de coliformes fecais numa amostra recolhida na zona balnear, na segunda-feira.

A presença da bactéria E.Coli na Praia do Alemão «não é normal», segundo assegurou ontem ao nosso jornal o comandante Santos Arrabaça, capitão do Porto de Portimão.

As únicas vezes que isso aconteceu foi na sequência de fortes chuvas, devido a escorrências das ribeiras. No entanto, a Câmara de Portimão, após uma monitorização feita aos esgotos e linhas de água da zona, chegou à conclusão que não houve nenhuma descarga.

Dessa forma, Santos Arrabaça considerou que o mais provável era que se tratasse de algo pontual, vaticinando que a interdição seria levantada em breve, o que acabou por acontecer.

Esta é a segunda vez em cerca de duas semanas que uma zona balnear do Algarve é interdita a banhos, devido à presença de E.Coli. A 13 de Agosto, a APA e a Delegada Regional de Saúde mandaram hastear a bandeira vermelha na Praia de Faro, pelas mesmas razões, proibição que foi levantada no dia seguinte.

Comentários

pub