Papeleiras inteligentes tornam reciclagem mais eficiente em Quarteira

Equipamentos permitem recolha de papel e papelão mais eficiente e amiga do ambiente

Quarteira passou a contar com uma rede de papeleiras inteligentes, tornando-se uma das primeiras cidades do pais com este serviço.

Estes equipamentos «permitem um processo de recolha 85% mais eficiente, devido ao seu compactador interno de baixo consumo, alimentado por um painel solar instalado no seu topo que permitirá que esta seja completamente autónoma e tenha até oito vezes a capacidade de armazenamento de uma papeleira comum», segundo a Câmara de Loulé.

A instalação de duas das oito papeleiras foi feita através de um projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental, apresentado pelo Quarteira Lab.

As restantes estruturas resultam de um investimento da Câmara, «alicerçado também a uma candidatura ao mesmo Fundo»

As papeleiras inteligentes encontram-se instaladas no Terminal Rodoviário, na Rua Vasco da Gama e na Avenida Infante Sagres.

«Através de uma plataforma digital, os serviços municipais poderão consultar o estado de enchimento das papeleiras, permitindo aumentar a eficiência das rotas de recolha dos resíduos, reduzir o número de viagens e de mão-de-obra, resultando numa poupança de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de CO2.

Quarteira recebe assim este projeto inovador, que certamente se virá a estender a outras localizações no concelho», concluiu a Câmara.

Comentários

pub