PAN quer que a Câmara de Olhão volte a esterilizar animais de rua

PAN diz que quem tem feito todo o trabalho são as associações, grupos informais e amigos dos animais

O PAN- Pessoas – Animais – Natureza quer que a Câmara de Olhão reative o programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED) de animais abandonados no concelho já a partir de Setembro e «com empenho total».

Segundo este partido, há «um grave problema de superpopulação de animais errantes no município» ao qual o município não está a dar a resposta, nomeadamente através da execução de «medidas de controlo populacional ético».

«Embora muitas colónias já tenham sido identificadas pelas associações – informação a que a Câmara tem acesso -, há mais de três anos que não é implementado o programa CED por parte da autarquia», dizem.

Quem não baixa os braços são as associações, grupos informais, cuidadores e tratadores, que são quem «recolhe, trata e se preocupa com os animais deixados ao abandono, os transporta até às clínicas veterinárias e os devolve», apesar dessa não ser uma responsabilidade sua.

Ou seja, há muito a fazer antes que «o município possa finalmente tornar-se um exemplo de boas práticas em proteção e bem-estar animal».

As medidas mais urgentes, na visão do PAN, são, além da reativação do programa CED, o financiamento do movimento associativo «coerente com a realidade» e disponibilização de pessoas e meios por parte da autarquia, «em vez de contar apenas com o trabalho e boa vontade das associações e grupos informais de cuidadores voluntários».

«Rever, com o envolvimento de quem está a par da realidade, o projecto do novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) para que esteja de acordo com as reais necessidades do município e princípios de Bem-Estar Animal» é outra sugestão deste partido.

Comentários

pub