Novo Bibliomóvel vai levar boas leituras a mais locais do interior de Loulé

Biblioteca itinerante de Loulé tem uma nova viatura, mais amiga do ambiente

O Bibliomóvel vai percorrer (ainda mais) estradas do concelho de Loulé a partir de 16 de Setembro e, além de boas leituras, levará consigo bom ambiente, graças a uma nova viatura equipada com um sistema solar fotovoltaico para produção e armazenamento de energia.

Além de produzir energia limpa para alimentar os equipamentos que usa, o novo veículo também é «mais funcional, dada a sua dimensão mais reduzida, o que permitirá chegar a mais localidades».

«Para além da Tôr, Vales Silves, Benfarras, Alfontes, Patã, Boliqueime, Cortelha, Ameixial, Querença, Barrosas, Almancil e Benafim, onde a população já tinha acesso a esta viatura, o Bibliomóvel irá percorrer mais nove novos pontos do território concelhio: Monte Seco, Vale Judeu, Nave do Barão, Esteval, Soalheira, Barreiras Brancas, Malhão, Azinhal e Alcaria», anunciou a Câmara de Loulé.

O Bibliomóvel conta com um fundo de 1500 documentos, entre livros e audiovisuais (cds e dvds), onde a população poderá fazer consultas ao material disponível assim como requisitá-lo.

Nesta “biblioteca móvel” é possível também a leitura de periódicos. O acesso às novas tecnologias é outra das componentes do Bibliomóvel que integra dois postos de Internet e acesso sem fios para os utentes que pretendam usar os próprios computadores portáteis no local.

«Este equipamento constitui um importante veículo para fomentar e assegurar a satisfação das necessidades de informação, educação, cultura e lazer dos cidadãos das zonas mais longínquas do concelho de Loulé», concluiu a Câmara de Loulé.

Comentários

pub