Museu Jorge Vieira reabre a 1 de Setembro em Beja

Nova localização dá mais dignidade ao Museu, mas é provisória

O Museu Jorge Vieira, um núcleo museológico dedicado à arte contemporânea, albergando parte do espólio de um dos mais importantes escultores portugueses do século XX, reabre no domingo, 1 de Setembro, às 18h00, na sua nova localização na Casa do Governador, em Beja.

Jorge Vieira nasceu em 1922, em Lisboa, mas desde cedo estabeleceu uma relação afetiva muito forte com o Alentejo, onde viria a falecer em 1998. Com um percurso singular, trata-se de um escultor de rutura, pioneiro no abstracionismo e no surrealismo.

Na década de 90 do século passado, fruto de uma relação de grande proximidade com o Município de Beja, Jorge Vieira decidiu doar-lhe uma parte significativa do seu espólio artístico.

Esta coleção está na origem do Museu Jorge Vieira, que, segundo explica a Câmara Municipal, agora «ficará instalado, de forma provisória, na Casa do Governador, do Castelo de Beja, uma vez que o anterior espaço físico da Casa das Artes se encontrava bastante degradado». A nova localização, acrescenta a autarquia, confere «maior dignidade à exposição do escultor».

A Casa do Governador funciona das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18, todos os dias, à exceção dos feriados de 1 de Janeiro, 25 de Abril, 1 de Maio e Natal.

 

Comentários

pub