Monchique vai ser “VilaPalco” de um novo festival cultural

Evento pretende celebrar o património e identidade cultural de Monchique

Monchique vai tornar-se um palco de música, performances e outras ações culturais durante três dias. A primeira edição do festival VilaPalco, que nasceu do sonho de quatro jovens monchiquenses, vai ter lugar entre 23 e 25 de Agosto.

Alice Duarte, Joana Cordeiro, Mara Reis e Zé Nunes são os jovens de Monchique que vão realizar «um desejo comum e antigo»: desenhar uma programação cultural centrada «nas potencialidades artísticas e de criação de conhecimento e diálogo intercultural, a partir do património e da riqueza do cruzamento entre as pessoas que habitam e visitam o território».

«Uma equipa multidisciplinar foi constituída para (re)pensar a vila como um palco natural onde as pessoas são convidadas a conhecer e a refletir sobre a sua identidade cultural, o seu património e a criar novos projetos e apropriações», descreve a equipa por detrás do VilaPalco.

«Acreditamos no caráter inovador e pertinência deste festival, como celebração do valor da nossa ruralidade e do contributo para estimular artisticamente as comunidades, tendo em consideração a criação de lugares de participação no projecto educativo, que pretende o surgimento de uma teia de ligações que valorizem o território e ajudem a garantir a sua sustentabilidade em diversos níveis», acrescentaram.

Quem for a Monchique durante o festival poderá contar com um cruzamento trandisciplinar de propostas artísticas. A equipa do VilaPalco frisa, ainda, que parte do lucro do evento será orientado para a «reabilitação de espaços patrimoniais que carecem de intervenção».

«Explorando o espaço público como um palco natural, temos a intenção de quebrar barreiras que definem quotidianamente cada lugar, proporcionando um fim de semana de celebração e também de reflexão sobre o nosso património e identidade», concluem.

Este novo festival é organizado em conjunto pelo município de Monchique e pel’O Monchiqueiro Grupo de Dinamização Cultural.

Comentários

pub