Mais portugueses e ingleses ajudam turismo algarvio a crescer em 2019

Resultados «são positivos», considera o presidente da RTA

Mais hóspedes, mais dormidas e mais proveitos. O turismo do Algarve cresceu no primeiro semestre de 2019, muito graças a um significativo aumento do mercado nacional, mas também dos turistas vindos de outros países, nomeadamente do Reino Unido.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados pela Região de Turismo do Algarve (RTA), apontam para um crescimento acentuado no número de hóspedes, de 9,3%, nos primeiros seis meses do ano. Também em alta estiveram os proveitos totais, que cresceram 7,9% para um total de 431,3 milhões de euros. Já as dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período de 2018.

«Para estes resultados contribuíram quer o desempenho positivo do mercado interno com mais 12,8% de hóspedes (total de 592 mil) e mais 11,3% de dormidas (total de 1,70 milhões dormidas de portugueses), quer o crescimento de turistas estrangeiros com mais 8% de hóspedes (total de 1,58 milhões) e mais 1,5% nas dormidas (6,91 milhões de dormidas de não residentes)», segundo a RTA.

E até se registou um crescimento do mercado britânico, «contrariando os resultados dos últimos dois anos». Neste caso, o aumento foi de 6,8%, no que toca ao número de hóspedes, e de 1,9%, nas dormidas.

«Quando analisadas as dormidas, este foi aliás o principal mercado externo para o desempenho turístico da região, seguindo-se a Alemanha (com 833,7 mil dormidas) e a Holanda (com 603,3 mil dormidas)», enquadrou a RTA.

Em termos percentuais, o aumento mais expressivo foi o do mercado italiano, que cresceu 61,5% no número de hóspedes e de 62% nas dormidas.

Para João Fernandes, presidente da RTA, «os resultados turísticos deste primeiro semestre são positivos, sobretudo porque traduzem um crescimento dos proveitos superior ao da procura, bem como o empenho dos operadores públicos e privados em reforçar o Algarve como destino turístico».

«Graças ao trabalho conjunto, conseguimos manter um bom desempenho junto do mercado britânico, não obstante a incerteza gerada pelo Brexit. Mas conseguimos também conquistar um crescimento junto de importantes mercados emissores como o Brasil e os EUA, refletindo a eficácia dos planos de diversificação de mercados que estão em curso», acrescentou o presidente da RTA.

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