Loulé Criativo sugere experiência que alia vindimas à gastronomia

Quinta da Tôr é o local escolhido para mais uma ação à volta da tradição das vindimas

Passar um dia nas vindimas da Quinta da Tôr, numa experiência que alia a tradição agrícola à vertente gastronómica, é a proposta do Loulé Criativo para os dias 7 e 14 de Setembro

A atividade, realizada numa quinta situada perto da aldeia da Tôr, em pleno barrocal do concelho de Loulé, convida turistas e demais interessados a participar na vindima e na produção de vinho, «usando o método tradicional do pisar as uvas», mas também para almoçar e degustar vinhos produzidos nesta exploração agrícola, bem como a visitar a adega.

«Num dia de convívio nesta propriedade magnífica, com vistas emblemáticas sobre as vinhas, vai ser também possível dar um mergulho refrescante na piscina, na companhia dos excelentes vinhos, vinificados, amadurecidos e engarrafados na propriedade», acrescentou a Câmara de Loulé, que dinamiza o Loulé Criativo.

No âmbito do mesmo programa, serão promovidos, no próximo mês, «workshops em que os segredos da gastronomia local e de uma alimentação saudável e consciente, baseada na dieta mediterrânica, estarão bem presentes».

No dia 7, no Loulé Coreto Hostel, a proposta é “Massa madre: a química do pão”, que irá abordar o processo de panificação tradicional, explorando os ingredientes locais.

O figo, um dos frutos emblemáticos do pomar de sequeiro, é utilizado em inúmeras iguarias. Ana Figueiras, parceira do Loulé Criativo, irá partilhar as suas receitas caseiras inspiradas neste fruto.

No dia 7, o participante poderá aprender a confecionar queijinhos de figo e, dia 21, os bem conhecidos figos cheios.

Para inscrições e obter mais informações, visite o site do Loulé Criativo.

Comentários

pub