Jovem Pedro Gonçalves representa Portugal na Copa Mundial de Acordeão na China

No próximo ano, a Copa Mundial será no Algarve

Pedro Ivan Gonçalves, de 18 anos, natural de Moncarapacho, aluno do professor Nelson Conceição, foi selecionado para representar Portugal na 72ª Copa Mundial de Acordeão, que decorrerá em Shenzhen, na China.

Este jovem olhanense vai competir no escalão de Sénior Virtuoso. «Pedro Ivan já tem alguma experiência em grandes competições onde se tem destacado com prémios relevantes», salienta a associação Mito Algarvio.

Com oito anos de estudo sobre deste «instrumento musical de tão difícil execução», em Maio deste ano, no 24º Troféu Nacional / 5º Concurso Internacional de Acordeão “Cidade de Alcobaça”, Pedro Ivan Gonçalves conquistou sete prémios:

1º Prémio 24º Troféu Nacional Sénior Varieté;
1º Prémio 5º Troféu Internacional de Alcobaça Sénior Varieté;
1º Prémio 24º Troféu Nacional Cat. Solista Concerto (baixos cromático);
2º Prémio 5º Troféu Internacional de Alcobaça Cat. Solista Concerto (baixos cromático);

3º Prémio Cat. Franck Angelis;
1º Prémio 24º Troféu Nacional Cat. Orquestra Varieté;
1º Prémio 5º Troféu Internacional Alcobaça Orquestra Varieté;

Também em Maio, no 43º Prémio Internacional de Acordeão, em Castelfidardo, Itália, obteve o 8º lugar na categoria Virtuoso Júnior.

 

Comitiva na Copa Mundial de 2018: Hernâni Cerqueira, João Palma, Pedro Gonçalves e Nelson Conceição

 

Em Junho passado, na 71ª Copa Mundial de Acordeão, que se realizou em Kunas, na Lituânia, e onde João Palma, natural de Loulé, também ele aluno de Nelson Conceição, se sagrou campeão mundial, Pedro Gonçalves obteve o 6º lugar na categoria Júnior Virtuoso.

A comitiva algarvia à 72º Copa Mundial de Acordeão que se deslocará em Agosto à China, composta por Pedro Ivan Gonçalves, Nelson Conceição, João Pereira, Sérgio Conceição e João Sena, tem ainda uma outra «missão especial» para Portugal, na medida em que a 73ª Copa, ou seja, a próxima, se realizará no Algarve em Outubro de 2020.

João Pereira, presidente da Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, diz que «a participação de Pedro Ivan na 72ª Copa Mundial é mais uma prova das competências dos professores e alunos que temos no Algarve no que diz respeito à execução deste instrumento musical».

«Vamos à China buscar o testemunho para a 73ª Copa Mundial, trazermos para Portugal, e para o Algarve em particular, este nível de concurso deixa-nos muito orgulhosos e será certamente um evento que deixará marcas em todos os participantes, dada a nossa capacidade de bem receber», acrescentou.

 

Castelfidardo 2018: João Palma, Nelson Conceição, Hernâni Cerqueira e Pedro Gonçalves

Comentários

pub