Festival da Sardinha abre hoje com arruada da Fanfarra e da Banda, seguida de Amor Electro

Certame começa esta quarta-feira e prolonga-se até domingo

Uma arruada a cargo da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, desde o Jardim 1º de Dezembro até ao recinto do evento, perto do Clube Naval, marca esta tarde, pelas 18h30, a abertura do Festival da Sardinha, que vai decorrer até ao próximo domingo, dia 11, na zona ribeirinha de Portimão.

Até domingo, as rainhas da festa, acompanhadas com batata cozida e salada à algarvia, podem ser degustadas num dos restaurantes parceiros do festival- À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, O Meco, Peixarada, Retiro do Peixe Assado, Ú Venâncio e Zizá, com mais de dois mil lugares sentados

Uma das novidades desta edição é o facto de o recinto do Festival transitar para uma zona próxima do Clube Naval de Portimão, onde os grelhadores voltam a perfumar os ares com o característico aroma das sardinhas assadas na brasa, que poderão ser degustadas, no prato ou numa fatia de pão, nos pontos de venda a cargo das seguintes coletividades locais: Boa Esperança, Clube União, Gejupce e Alvorense.

O “prato festival” custará 8,50 euros, com cinco sardinhas assadas, pão, batata cozida e salada à algarvia, sem bebida. Estes quatro espaços assegurarão outras propostas e petiscos alternativos à sardinha, a par dos expositores de agroalimentar que tomam parte no evento.

 

Marisa Liz e os Amor Electro

Prato forte do Festival da Sardinha é também a animação musical. No Palco Principal, que este ano está montado junto ao Clube Naval, irá dominar a boa música, sempre a partir das 22h00, com o seguinte alinhamento: 7 de agosto – Amor Electro; 8 de agosto – Bárbara Bandeira; 9 de agosto – Marco Rodrigues; 10 de agosto – C4 Pedro; 11 de agosto – Expensive Soul.

Mas toda a zona ribeirinha da cidade, entre o Museu de Portimão e a área entre pontes, estará repleta de outros motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música a cargo de bandas e artistas da terra, que atuarão no Jardim 1º de Dezembro (18h30 às 19h30), no Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes (19h30 às 20h30) e no Palco Sardinha, na zona de restauração (20h30 às 21h45).

Junto à antiga Lota de Portimão, o Petinga Park proporcionará, entre as 18h30 e as 24h00, um espaço inteiramente dedicado às famílias, com insufláveis e atividades diversas para todos, totalmente gratuitas, sem esquecer a roda gigante, com 38 metros de altura, que domina a paisagem.

 

Ontem de manhã, para dar o mote a um dos mais famosos certames gastronómicos da região, teve lugar uma recriação da descarga da sardinha, promovida pelo Museu de Portimão, que evocou as atividades ligadas à faina dos homens do mar e que atraiu alguns milhares de espetadores, muitos deles estrangeiros, tendo culminado numa sardinhada popular. Clique aqui para ver a reportagem em vídeo que o Sul Informação publicou.

Realce ainda para o facto de o Museu de Portimão adaptar o seu horário de funcionamento nas datas do festival, abrindo portas de quarta-feira a domingo entre as 15h00 e as 23h00, sendo que no último dia do Festival a entrada será livre das 15h00 às 19h00.

Por outro lado, a mostra “Passear pela História” será inaugurada às 19h00 de sábado, 10 de Agosto, na Praça Manuel Teixeira Gomes, onde ficará patente até 29 de Setembro.

O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a Administração dos Portos de Sines, Junta de Freguesia de Portimão, EMARP – Águas e Resíduos de Portimão, Algar e Zomato, tendo o patrocínio da Sagres, Delta Cafés e Socialgar Seguros, e o apoio do Turismo do Algarve, enquanto a Alvor FM será a rádio oficial.

 

 

PROGRAMA MUSICAL

Palco Principal (22h00)
Junto ao Clube Naval de Portimão
Dia 7 – Amor Electro
Dia 8 – Bárbara Bandeira
Dia 9 – Marco Rodrigues
Dia 10 – C4 Pedro
Dia 11 – Expensive Soul

Música no Jardim (18h30-19h30)
Jardim 1.º de Dezembro, em frente ao Teatro Municipal de Portimão
Dia 7 – Baterias, baixos e companhias, direção musical de Vasco Ramalho e Bruno Vítor
Dia 10 – Duo da Orquestra de Jazz do Algarve
Dia 11 – Agrupamento de Música de Câmara da Orquestra Clássica do Sul

Música no coreto (19h30-20h30)
Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes
(Iniciativa conjunta com a Junta de Freguesia de Portimão)
Dia 7 – Pinto & Vitor
Dia 8 – Vasco Ramalho Trio
Dia 9 – Renato Reis
Dia 10 – Laundge Sax
Dia 11 – Simple Song Band

Palco Sardinha (20h30-21h45)
Zona de restauração junto ao palco principal (recinto do Festival)
Dia 7 – Eduardo Viegas (música luso-brasileira)
Dia 8 – Brasa Doirada (grupo musical de cante alentejano)
Dia 9 – Os Compotas (groove e funk)
Dia 10 – João Leote (fado)
Dia 11 – Nuno Duarte (acordeão)

 

Toda a programação do 25º Festival da Sardinha de Portimão poderá ser consultada clicando aqui.

 

 

Comentários

pub