Feira Medieval de Silves terá jogos de guerra entre vikings e muçulmanos

Muçulmanos e vikings vão medir forças duas vezes por dia

A Feira Medieval de Silves vai ter  “Jogos de Guerra entre Muçulmanos e Vikings” e logo em dose dupla. Estas atividades, que remetem para o imaginário do certame, em 2019, vão poder ser desfrutadas todos os dias, às 20h0 e às 22h30, ao longo do evento que começa já na sexta-feira, 9 de Agosto, e pode ser visitado até ao dia 18.

Nestas contendas, «de um lado estarão os Majus (designação dada pelos muçulmanos aos vikings), do outro, os filhos de Alá», segundo a Câmara de Silves

«O rei Viking, entusiasmado com o desafio dos muçulmanos, manda os seus melhores guerreiros, assim como um baú com 100 moedas de ouro para o vencedor dos jogos. O vizir de XILB, não querendo ficar atrás, escolhe também os seus melhores homens e cavaleiros e iguala a oferta com outras tantas moedas de ouro. E será este o cenário para os “Jogos de Guerra entre Muçulmanos e Vikings”», explicou a autarquia.

Esta atividade ajudará os visitantes «a perceber melhor o confronto vivido no ano de 844, altura em que, no al-Andalus, os vikings assolavam a costa, pilhando, roubando, queimando as terras costeiras e aprisionando os seus habitantes».

«Estes homens altos, louros e dotados de um impressionante porte físico, conhecidos pela sua agressividade e violência, semeavam o terror entre homens, mulheres e crianças e, numa tentativa de terminar com os seus incessantes ataques, o emir de Córdova, Abd al-Rahmam II, enviou o célebre poeta e diplomata Al-Gazalī para negociar a paz, que finalmente é alcançada», acrescentou a Câmara de Silves.

Comentários

pub