Faro volta a cobrar parquímetros em Setembro

Rogério Bacalhau diz que «está tudo preparado» para voltar a cobrar parquímetros em Faro

Os parquímetros de Faro vão voltar a ser cobrados, depois de mais de nove meses desativados. O estacionamento de superfície tarifado vai ser reativado na capital algarvia «no dia 9 de Setembro», agora sob a gestão pública da empresa municipal Ambifaro, disse ao Sul Informação o presidente da Câmara de Faro.

Segundo Rogério Bacalhau, está praticamente tudo a postos para que a Ambifaro possa, finalmente, começar a tirar rendimento dos parquímetros da cidade que estão desativados desde Dezembro, que são a larga maioria dos que há na cidade – os existentes junto à Doca de Faro e os do Largo do Carmo continuam concessionados a entidades privadas.

«Está tudo preparado. Finalizámos agora os concursos para contratar as pessoas necessárias e, no dia 9, começamos a operação», disse o edil Farense.

Tirando a mudança da gestão de uma entidade privada para uma empresa pública, «fica tudo na mesma. As zonas tarifadas são as mesmas, as tarifas também. Não fizemos alterações ao regulamento».

Quanto aos cartões de residente, «mantêm-se válidos até final do ano, mas depois terão de ser pedidos novos. Mas, para agilizar o processo, todos os cartões que já existiam mantêm a sua validade até 31 de Dezembro. Os pedidos de renovação poderão ser feitos a partir de Outubro», explicou Rogério Bacalhau.

Nos casos em que as pessoas tenham perdido cartões já existentes, «podem ir à Ambifaro pedir uma segunda via».

 

 

No final de 2018, a Câmara de Faro decidiu não renovar o contrato que mantinha com uma empresa, que explorava boa parte da rede de parquímetros da cidade. Na altura, a previsão da autarquia era que as tarifas voltassem a ser cobradas em Janeiro, já com a Ambifaro à frente das operações.

Mas a pretensão do executivo liderado pelo social-democrata esbarrou nos votos contra da oposição, na Assembleia Municipal. Um chumbo que, disse na altura Rogério Bacalhau, punha em causa a viabilidade financeira da Ambifaro, que precisava das receitas dos parquímetros, estimadas em cerca de um milhão de euros por ano, para fazer face às suas obrigações financeiras, em grande parte ligadas à construção do Mercado Municipal de Faro, equipamento que é gerido por esta empresa municipal.

Em Julho, nova proposta do executivo para a passagem para a Ambifaro da gestão da maioria das zonas de estacionamento tarifado de superfície  foi aprovada na AM, graças ao voto a favor de um elemento da bancada do PS, José Jerónimo, o presidente da União de Freguesias de Conceição e Estoi.

Desde então, a Ambifaro tem estado a preparar terreno para reativar os parquímetros, o que acontecerá dentro de pouco mais de uma semana.

Comentários

pub