Espetáculo do espanhol Paco Martos é uma «estreia absoluta em Portugal» na FATACIL Equestre

Setor equestre já se tornou «referência não só nacional, como internacional»

O espetáculo do espanhol Paco Martos, em «estreia absoluta em Portugal», marcado para as noites de 21, 24 e 25 de Agosto, sempre às 21h30, é o grande destaque deste ano do programa equestre da FATACIL, que começa esta sexta-feira, dia 16, em Lagoa.

A novidade foi dada por Emídio Paias, responsável pelo setor equestre da FATACIL, uma área desta feira que já se tornou «referência não só nacional, como internacional». O cartaz é forte e até atrai cavaleiros e outros aficionados de todo o país e mesmo de Espanha.

De tal forma que as bancadas do setor equestre começam a encher-se de público interessado bem antes da hora marcada para o início dos espetáculos, recordou aquele amante dos cavalos.

Outro destaque é a Noite Ibérica, que reúne Alvaro Tebas, o atual campeão de Espanha de Doma Vaquera, mano a mano com Miguel Fonseca, campeão de Portugal de Equitação de Trabalho, e Manuel Veiga, campeão de Portugal de Dressage, tudo isto acompanhado pela guitarra portuguesa de Ricardo Martins e pela guitarra de flamenco. Será no dia 22 de Agosto, também às 21h30.

Mas logo no segundo dia da FATACIL, sábado, 17 de Agosto, às 21h30, terá lugar um espetáculo concebido de propósito para a feira, com cavalos, cavaleiros e muita arte, com o tema «Lagoa, Cidade Inclusiva».

A 18 e 19, e porque a pista da feira por enquanto «ainda não dá para mais», terão lugar provas de Equitação de Trabalho, nas vertentes de ensino, maneabilidade e ainda velocidade. As provas contarão com cavaleiros portugueses, mas também da vizinha Espanha.

«Este ano, pela primeira vez, é nossa preocupação apoiar o que está em vias de extinção, pelo que teremos aqui uma apresentação da Burro Ville, com os seus burros da raça Mirandesa, a única existente em Portugal e da qual só existem 800 exemplares», revelou Emídio Paias, na conferência de imprensa de apresentação do certame. A apresentação do burro da raça Mirandesa está marcada para as 19 horas de dia 20.

Outra novidade do setor equestre da feira de Lagoa será a possibilidade de propiciar aos visitantes da feira o seu «batismo a cavalo», que será feito pelas cinco escolas de equitação presentes e que dará até direito a um bonito diploma.

A fechar a forte programação equestre, no dia 23, às 21h00, Manuel Veiga irá dar uma aula ao vivo de dressage. Trata-se, explicou Emídio Paias, «do cavaleiro que é campeão de Portugal de Dressage e que está ligado à histórica Coudelaria Veiga».

Para premiar os cavaleiros de todas as idades que vão colaborar com os espetáculos da FATACIL Equestre, ser-lhes-á proporcionado um estágio de dois dias com Francisco Cancela de Abreu, «uma referência do mundo equestre».

Nas noites equestres, a apresentação estará a cargo de Napoleão Mira, escritor, declamador e músico, integrante, por exemplo, do projeto musical Grafonola Voadora.

Emídio Paias fez ainda questão de sublinhar os investimentos que têm vindo a ser feitos nas condições do setor equestre, nomeadamente no «alojamento dos cavalos». «Preocupamo-nos muito com o bem-estar animal», garantiu.

Para assistir aos espetáculos e a todas as atividades promovidas ao longo dos dez dias da feira no seu setor equestre, basta comprar o bilhete de entrada na FATACIL.

Quem quiser ficar comodamente instalado nas bancadas, com boa vista para tudo o que se passar no picadeiro, terá que ir mais cedo. É que a qualidade da programação já é conhecida e os lugares disponíveis depressa esgotam.

Comentários

pub