Direções Regionais de Cultura do Alentejo e do Algarve participam em projeto premiado no World Summit

SENSEOS é um projeto piloto

O SENSEOS, que contou com a participação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, foi um dos projetos premiados no World Summit Awards (WSA) Portugal 2019, vencendo na categoria “Cultura e Turismo”.

O WSA pretende premiar projetos digitais inovadores com elevado impacto social, sendo uma iniciativa coordenada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) no âmbito das Nações Unidas.

O SENSEOS é um projeto piloto que visa a salvaguarda do património arqueológico através do desenvolvimento de uma ferramenta de vigilância de sítios arqueológicos por satélite.

Foi desenvolvido pela empresa THEIA (Instituto Pedro Nunes) e conta com a colaboração das Direções Regionais de Cultura do Alentejo e Algarve e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra. O projeto é financiado pela Agência Espacial Europeia, através do programa ESA BIC Portugal.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) participou neste projeto inovador fornecendo a cartografia arqueológica de uma determinada área, que foi monitorizada através da análise de imagens satélite pela equipa do projeto que, por sua vez, detetando movimentações do terreno próximo dos sítios arqueológicos identificados, lançou alertas.

Estes alertas foram, depois, verificados no campo por outro elemento da equipa, contratado para o efeito, e por arqueólogos da DRCAlentejo.

Comentários

pub
pub