Albufeira compra máquina inovadora para “combater” plantas infestantes

«Com esta máquina, pretendemos manter os espaços públicos limpos e sem químicos, para bem de todos», diz José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira

Albufeira comprou uma máquina inovadora para o combate às plantas infestantes, que atua com água e elevadas temperaturas, evitando o uso de matérias químicas. 

«Este equipamento insere-se na estratégia do município na redução das emissões atmosféricas e adoção das melhores práticas com vista à maximização da sustentabilidade ambiental de Albufeira», justifica a autarquia.

O objetivo é reduzir progressivamente a aplicação de produtos químicos, prejudiciais ao ambiente, utilizando práticas mais sustentáveis e de impacto ambiental nulo.

 

 

Esta tecnologia patenteada baseia-se na utilização de água aquecida a elevada temperatura (aproximadamente 120 ºC) que, após contacto com a vegetação, destrói o tecido celular e o sistema radicular. Pelo facto de cozer as sementes, impede o seu processo de germinação.

«Sabemos que a biosfera está sob uma grande ameaça e é responsabilidade de todos o que se passa com o ambiente. Com esta máquina, pretendemos manter os espaços públicos limpos e sem químicos, para bem de todos», afirmou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, que manifestou ainda vontade de adquirir mais máquinas similares para a higiene e limpeza do concelho.

 

Comentários

pub