Alberto Melo é o mandatário da candidatura do Bloco de Esquerda às Legislativas

João Vasconcelos é o cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve

Alberto Melo, professor universitário e co-fundador da Associação In Loco é o mandatário da candidatura do Bloco de Esquerda no Algarve às Eleições Legislativas de Outubro, encabeçada por João Vasconcelos.

Alberto Melo «tem um extenso currículo, assente sobretudo no ensino universitário e nas políticas públicas para a formação de adultos, mas também com fortes ligações ao associativismo, tendo ajudado a criar diversas iniciativas nesta área», realça o Bloco de Esquerda em nota enviada às redações.

Além da carreira académica, Alberto Melo é diretor da revista “Aprender ao longo da Vida” e perito em associativismo voluntário e em educação de adultos.

Integrou em 1983 a Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação de Faro, ficando desde então ligado ao Instituto Politécnico de Faro e à Universidade do Algarve, onde lecionou e coordenou o Gabinete dos Programas Europeus.

Entre 1986 e 1998, dirigiu a Associação de Desenvolvimento Local “In Loco”, com intervenção no interior rural algarvio.

Foi ainda responsável por missões e estudos em áreas do desenvolvimento local integrado, iniciativas locais de emprego, cidadania ativa, democracia participativa, educação e formação de adultos.

Foi por duas vezes responsável pela elaboração e implementação da política pública, no Ministério da Educação, primeiro como Diretor-Geral de Educação Permanente (1975-76) e, mais tarde, como encarregado de Missão do grupo responsável pelo implementação do Projeto de Sociedade SABER+ (1997-99), que esteve na origem de medidas como os cursos de Educação e Formação de Adultos, os Cursos Saber+ e o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Entre 2012 e 2015, foi presidente da direção da Associação Amigos do Alentejo, onde se integra a Universidade Sénior de Loulé. É atualmente presidente da Comissão Directiva da APCEP (Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente).

Alberto Melo foi ainda condecorado como Grande Oficial da Ordem de Mérito, a 8 de Março, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Comentários

pub