Águas do Algarve começa campanha de sensibilização nas praias

Campanha quer aproveitar meses de Verão para chegar a mais pessoas

Haverá torneiras para beber água da torneira fresquinha, uma roda da sorte com direito a prémios e um karaoke com um «pingo de consciência». A empresa Águas do Algarve começa esta sexta-feira, dia 23 de Agosto, nas praias da região, uma campanha de sensibilização, para a importância de poupar este recurso essencial à vida.

A ação de sensibilização vai percorrer os 14 municípios algarvios com praias (uma delas fluvial) e decorrerá sempre das 11h00 às 19h00.

O espaço da iniciativa estará dividido em zonas com atividades específicas. Além de uma carrinha decorada com a imagem da campanha, haverá os espaços “Tem Sede? Sirva-se”, com torneiras onde as pessoas podem servir-se de água da torneira, e o “Aquaquiz”, uma roda da sorte com perguntas alusivas ao tema, com música e distribuição de prémios.

Também existirá uma zona para medição do grau de hidratação, outra para karaoke, bem como os espaços “Plástico para que te quero”, “Selfie: Eu uso água com um pingo de consciência”.

 

 

Esta nova campanha da empresa Águas do Algarve já tinha sido explicada ao Sul Informação por Teresa Fernandes, responsável pela Comunicação e Educação Ambiental desta empresa.

«As campanhas devem servir para nos alertar e inquietar. Neste caso, queremos ensinar a poupar água porque as pessoas têm de estar conscientes de que ela é escassa. Quisemos fazer nesta altura do ano porque é quando a população do Algarve cresce devido aos turistas. Queremos, assim, chegar a todos, às famílias, desde os mais novos aos mais velhos, portugueses e estrangeiros», disse.

Segundo dados atuais da empresa, o volume útil de água armazenada nas barragens do Algarve mostra como a situação já é preocupante.

Em Odelouca, a percentagem de água disponível atinge apenas 26,08% do volume útil total, em Odeleite  é de 37,06%, e, no Beliche, cifra-se nos 32,34%.

Nesta campanha, que quer alertar para a importância de poupar água, sobretudo num ano de seca que já é severa em grande parte do país, a Águas do Algarve conta com as parcerias da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Universidade do Algarve, Administração Regional de Saúde do Algarve, DECO, Região de Turismo do Algarve, Instituto Português do Desporto e Juventude e Bandeira Azul.

 

Calendário completo das ações:

Praia de Monte Clérigo, Aljezur (dia 23 de Agosto),

Jardim do Infante, Sagres (dia 24 de Agosto),

Meia Praia, Lagos (25 de Agosto)

Praia da Rocha, Portimão (26 de Agosto), Praia de Ferragudo, Lagoa (27 de Agosto)

Praia da Bola de Nivea – Mini Golfe, Armação de Pêra, (28 de Agosto)

Praia dos Pescadores (29 de Agosto)

Praia de Quarteira (30 de Agosto)

Praia de Faro (31 de Agosto)

Praia da Fuzeta, Olhão (1 de Setembro)

Entrada para a Ilha de Tavira (3 de Setembro)

Praia de Monte Gordo (4 de Setembro)

Praia Verde, Castro Marim (5 de Setembro)

Praia Fluvial de Alcoutim (6 de Setembro)

 

 

Comentários

pub