Um espetáculo de videomapping projetado na fachada da Igreja do Colégio, uma Fan Zone da Copa Ibérica de Futebol, que há-de trazer quatro grandes do futebol português e espanhol, o evento R10 Street Futsal, com o português Ricardinho, o melhor jogador mundial da modalidade, a primeira edição do Live and Loud Fest powered by Marginália, os festivais Choque Frontal, da Canção Infantil e de Acordeão João César, a Parada da Portimão Cidade Europeia do Desporto e ainda o Arraial Solidário. Estes são os eventos que, este Verão, de Julho a Setembro, vão ter lugar no centro de Portimão, para atrair mais gente a esta zona da cidade.
Trata-se de «um conjunto de iniciativas que se espera que tragam mais gente ao centro», explicou a presidente da Câmara de Portimão, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa, que teve lugar no restaurante «Porta Velha», precisamente no miolo antigo da cidade.
«Estamos a investir na animação no centro da cidade para trazer mais gente, mais animação e mais negócio», acrescentou Isilda Gomes. No entanto, alertou a autarca, «a Câmara, por si só, não pode fazer tudo, temos que ter os comerciantes e restantes empresários do nosso lado. Cada um tem de fazer a quota parte. Se os empresários não se modernizarem, de pouco servirá este tipo de iniciativas».
Álvaro Bila, presidente da Junta de Freguesia de Portimão, por seu lado, manifestou o empenho da autarquia para que «o centro ganhe vida própria e seja mais atrativo, que as lojas estejam sempre abertas».
A programação de Julho a Setembro, promovida pela Câmara e pela Junta de Freguesia de Portimão, vai custar um total de 120 mil euros, dos quais 90 mil assegurados pelo município. Mas há eventos em que a Câmara apenas cede apoio logístico ou que são pagos por outras entidades, como a Fan Zone da Copa Ibérica, assegurada pelas Ligas Portuguesa e Espanhola de Futebol.

O primeiro evento é o Festival Choque Frontal, a 13 de Julho, às 21h00, na Praça da República (Alameda). Ricardo Coelho, da Rádio Alvor, organizador deste festival, explicou que o concerto ao vivo contará com a «nova banda local» The Black Teddys, bem como com Nannok e Nanabey. «Este ano não teremos nomes de fora», adiantou.
De 18 a 21 de Julho, a Praça 1º de Maio, frente ao edifício da Câmara, ficará transformada numa Fan Zone para os adeptos que vierem assistir aos jogos da Copa Ibérica de Futebol, que trará a Portimão, dois grandes clubes portugueses (FC Porto e Portimonense) e dois grandes espanhóis (Getafe e Bétis de Sevilha). Aí será instalado um mini estádio de futebol, matrecos humanos e mais atividades. Por ali passarão também figuras conhecidas do futebol, naquilo que será, ao longo desse fim de semana, «uma grande festa».
O espetáculo de videomapping, que tem como tema Portimão Cidade Europeia do Desporto, é, segundo Pedro Poucochinho, da Câmara de Portimão, a «grande novidade» de todo o programa. Será projetado na fachada da Igreja do Colégio, na Alameda. Os autores são os mesmos da cerimónia de abertura da CED e do espetáculo que pode ser visto nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa. As datas previstas são 19 e 20 de Julho, bem como 16 e 17 de Agosto, sempre às 21h30 e com entrada gratuita.
No fim deste mês, a 27 (21h30), será a vez de a Alameda da Praça da República receber mais uma edição do já «tradicional» Festival da Canção Infantil «Chaminé d’Ouro», organizado pela Junta de Freguesia de Portimão.
Nos dias 27 de Julho e 31 de Agosto, às 10h00, «como sempre no final de cada mês», desde o início da Cidade Europeia do Desporto, terá lugar a Parada, «com os clubes e animação», que desfilará pelas ruas do centro da cidade até ao Mercado Municipal.
A Alameda é também o local escolhido para mais um Arraial Solidário, no fim de semana de 3 e 4 de Agosto, entre as 19h00 e a 1 hora da manhã, organizado pela Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão. «Muita alegria, boa disposição, música, comidas e bebidas» são as promessas.

Para o dia 24 de Agosto, está marcado o Festival de Acordeão João César, outra iniciativa da Junta de Freguesia. Será às 21h30, na Alameda, com a presença de alguns conceituados nomes ligados ao acordeão.
Outra «novidade» chega a 28 e 29 de Agosto (22h00), novamente na Alameda da Praça da República. Numa organização do carismático bar «Marginália», no centro de Portimão, terá lugar o 1º Live and Loud Fest. Paulo César, do Marginália, anunciou que, no primeiro dia, o espetáculo será um «tributo aos anos 80, com o The Knight Riders, uma banda local», enquanto a 29 sobem ao palco os One Vision, «um dos mais conhecidos grupos de tributo aos Queen».
A fechar toda esta programação intensa no centro da cidade, a mesma Alameda recebe, de 4 a 8 de Setembro, a «R10 Street Futsal»,a estreia em Portugal do maior evento de rua dedicado àquela modalidade, que até contará com a presença do português Ricardinho, o melhor jogador do mundo. Os amantes do futsal e do futebol de rua poderão participar, já que poderão inscrever-se todas as equipas. Haverá ainda «espaços para as famílias, com bancadas à volta do campo».
Como sublinhou a presidente da Câmara Isilda Gomes, o futsal estará em evidência num ano em que o Sporting se sagrou campeão europeu da modalidade, depois de a seleção nacional também ter sido campeã da Europa no ano passado, e quando o Portimonense subiu à I Liga.
Mas a conferência de imprensa de lançamento da programação de Verão no centro da cidade serviu para anunciar também que Portimão vai ter, já a partir desta semana, trotinetes elétricas. João Silva, da Circ, anunciou que na próxima quarta-feira, 10 de Julho, ao meio dia, na Praça Manuel Teixeira Gomes, terá lugar o passeio inaugural. «Por ser partilhado, é um meio de transporte usado por muitos e por isso esperamos que traga mais gente ao centro da cidade», explicou.
A ocasião foi igualmente aproveitada para apresentar os padrinhos dos três doces portimonenses – Morgado, Doce Fino e Queijo de Figo – que são finalistas regionais das 7 Maravilhas Doces. Mas os pormenores ficarão para outro artigo.
Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação
Comentários