Videomapping na Igreja do Colégio, Ricardinho e Fan Zone da Copa Ibérica são atrações no centro de Portimão

Mais de dois meses de atividades pretendem levar «mais gente» ao centro de Portimão

Um espetáculo de videomapping projetado na fachada da Igreja do Colégio, uma Fan Zone da Copa Ibérica de Futebol, que há-de trazer quatro grandes do futebol português e espanhol, o evento R10 Street Futsal, com o português Ricardinho, o melhor jogador mundial da modalidade, a primeira edição do Live and Loud Fest powered by Marginália, os festivais Choque Frontal, da Canção Infantil e de Acordeão João César, a Parada da Portimão Cidade Europeia do Desporto e ainda o Arraial Solidário. Estes são os eventos que, este Verão, de Julho a Setembro, vão ter lugar no centro de Portimão, para atrair mais gente a esta zona da cidade.

Trata-se de «um conjunto de iniciativas que se espera que tragam mais gente ao centro», explicou a presidente da Câmara de Portimão, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa, que teve lugar no restaurante «Porta Velha», precisamente no miolo antigo da cidade.

«Estamos a investir na animação no centro da cidade para trazer mais gente, mais animação e mais negócio», acrescentou Isilda Gomes. No entanto, alertou a autarca, «a Câmara, por si só, não pode fazer tudo, temos que ter os comerciantes e restantes empresários do nosso lado. Cada um tem de fazer a quota parte. Se os empresários não se modernizarem, de pouco servirá este tipo de iniciativas».

Álvaro Bila, presidente da Junta de Freguesia de Portimão, por seu lado, manifestou o empenho da autarquia para que «o centro ganhe vida própria e seja mais atrativo, que as lojas estejam sempre abertas».

A programação de Julho a Setembro, promovida pela Câmara e pela Junta de Freguesia de Portimão, vai custar um total de 120 mil euros, dos quais 90 mil assegurados pelo município. Mas há eventos em que a Câmara apenas cede apoio logístico ou que são pagos por outras entidades, como a Fan Zone da Copa Ibérica, assegurada pelas Ligas Portuguesa e Espanhola de Futebol.

 

Isilda Gomes, ladeada pelos autores dos doces candidatos às 7 Maravilhas e por dois dos padrinhos

O primeiro evento é o Festival Choque Frontal, a 13 de Julho, às 21h00, na Praça da República (Alameda). Ricardo Coelho, da Rádio Alvor, organizador deste festival, explicou que o concerto ao vivo contará com a «nova banda local» The Black Teddys, bem como com Nannok e Nanabey. «Este ano não teremos nomes de fora», adiantou.

De 18 a 21 de Julho, a Praça 1º de Maio, frente ao edifício da Câmara, ficará transformada numa Fan Zone para os adeptos que vierem assistir aos jogos da Copa Ibérica de Futebol, que trará a Portimão, dois grandes clubes portugueses (FC Porto e Portimonense) e dois grandes espanhóis (Getafe e Bétis de Sevilha). Aí será instalado um mini estádio de futebol, matrecos humanos e mais atividades. Por ali  passarão também figuras conhecidas do futebol, naquilo que será, ao longo desse fim de semana, «uma grande festa».

O espetáculo de videomapping, que tem como tema Portimão Cidade Europeia do Desporto, é, segundo Pedro Poucochinho, da Câmara de Portimão, a «grande novidade» de todo o programa. Será projetado na fachada da Igreja do Colégio, na Alameda. Os autores são os mesmos da cerimónia de abertura da CED e do espetáculo que pode ser visto nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa. As datas previstas são 19 e 20 de Julho, bem como 16 e 17 de Agosto, sempre às 21h30 e com entrada gratuita.

No fim deste mês, a 27 (21h30), será a vez de a Alameda da Praça da República receber mais uma edição do já «tradicional» Festival da Canção Infantil «Chaminé d’Ouro», organizado pela Junta de Freguesia de Portimão.

Nos dias 27 de Julho e 31 de Agosto, às 10h00, «como sempre no final de cada mês», desde o início da Cidade Europeia do Desporto, terá lugar a Parada, «com os clubes e animação», que desfilará pelas ruas do centro da cidade até ao Mercado Municipal.

A Alameda é também o local escolhido para mais um Arraial Solidário, no fim de semana de 3 e 4 de Agosto, entre as 19h00 e a 1 hora da manhã, organizado pela Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão. «Muita alegria, boa disposição, música, comidas e bebidas» são as promessas.

 

Isilda Gomes e Álvaro Bila

Para o dia 24 de Agosto, está marcado o Festival de Acordeão João César, outra iniciativa da Junta de Freguesia. Será às 21h30, na Alameda, com a presença de alguns conceituados nomes ligados ao acordeão.

Outra «novidade» chega a 28 e 29 de Agosto (22h00), novamente na Alameda da Praça da República. Numa organização do carismático bar «Marginália», no centro de Portimão, terá lugar o 1º Live and Loud Fest. Paulo César, do Marginália, anunciou que, no primeiro dia, o espetáculo será um «tributo aos anos 80, com o The Knight Riders, uma banda local», enquanto a 29 sobem ao palco os One Vision, «um dos mais conhecidos grupos de tributo aos Queen».

A fechar toda esta programação intensa no centro da cidade, a mesma Alameda recebe, de 4 a 8 de Setembro, a «R10 Street Futsal»,a estreia em Portugal do maior evento de rua dedicado àquela modalidade, que até contará com a presença do português Ricardinho, o melhor jogador do mundo. Os amantes do futsal e do futebol de rua poderão participar, já que poderão inscrever-se todas as equipas. Haverá ainda «espaços para as famílias, com bancadas à volta do campo».

Como sublinhou a presidente da Câmara Isilda Gomes, o futsal estará em evidência num ano em que o Sporting se sagrou campeão europeu da modalidade, depois de a seleção nacional também ter sido campeã da Europa no ano passado, e quando o Portimonense subiu à I Liga.

Mas a conferência de imprensa de lançamento da programação de Verão no centro da cidade serviu para anunciar também que Portimão vai ter, já a partir desta semana, trotinetes elétricas. João Silva, da Circ, anunciou que na próxima quarta-feira, 10 de Julho, ao meio dia, na Praça Manuel Teixeira Gomes, terá lugar o passeio inaugural. «Por ser partilhado, é um meio de transporte usado por muitos e por isso esperamos que traga mais gente ao centro da cidade», explicou.

A ocasião foi igualmente aproveitada para apresentar os padrinhos dos três doces portimonenses – Morgado, Doce Fino e Queijo de Figo – que são finalistas regionais das 7 Maravilhas Doces. Mas os pormenores ficarão para outro artigo.

 

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

 

 

Comentários

pub