Supermercados de Faro sofrem #PlasticAttacks

Movimento contra a utilização de plásticos descartáveis nos supermercados chegou ao Algarve

Os supermercados Continente e Lidl (Vale Carneiros) de Faro vão ser alvo de ações #PlasticAttack amanhã, sábado, e no dia 13 de Julho, respetivamente, sempre às 16h00.

Estes ataques pacíficos são uma forma de protesto contra a utilização de plástico descartável para o acondicionamento e embalagem de produtos nos estabelecimentos comerciais.

Os #PlasticAttacks começaram em 2018 em Bristol, na Inglaterra, e já se espalharam pelo mundo. Aquilo que se pede aos participantes no protesto, que é aberto a todos quantos queiram participar, é que façam uma compra normal, mas que, após o pagamento, acondicionem todos os produtos que vieram em embalagens de plástico ultra leve, filmes e cuvetes de esferovite em caixas ou sacos reutilizáveis. Em seguida, todas as embalagens plásticas são devolvidas à loja.

O objetivo é «mostrar aos consumidores o impacto que as embalagens de plástico descartável, desnecessárias e não recicláveis, representam nas suas compras e que poderiam ser evitadas através de opções proporcionadas pelo supermercado», segundo o movimento Linkedgreen, que promove a ação.

«Quanto mais pessoas comparecerem, maior será o impacto visual do lixo plástico que geramos coletivamente», realçam os organizadores deste protesto.

No final da ação, que também serve para «criar consciencialização aos que estão à nossa volta e também aos funcionários» é entregue uma carta ao gerente da loja, para ser encaminhada para os seus superiores «de forma a antecipar a retirada de sacos plásticos ultraleves não recicláveis até o final de 2019, com sugestões para redução dos plásticos, reutilização, adoção de produtos e embalagens de plástico que sejam 100% facilmente recicláveis ou a substituição por materiais domesticamente compostáveis».

«O plástico é um material formidável quando utilizado em bens duráveis: infelizmente a grande maioria dos alimentos vêm embalados em plásticos que não são recicláveis. Existe a falsa impressão de que a recolha seletiva é eficiente, mas apenas 9% é realmente reciclado: o restante é incinerado ou enviado para aterros que poluem o meio ambiente marinho de plásticos e microplásticos. Acredito que cada um de nós pode fazer a diferença ao escolher o que comprar, mas serão as grandes corporações a reduzir a poluição de plásticos a curto prazo», acredita Carla Martins Arguello, a idealizadora do movimento em Portugal.

Estas serão os dois primeiros #PlasticAttacks a ser realizados no Algarve, mas há mais a caminho da região e que serão realizados noutras cadeias de supermercados, segundo o Linkedgreen, que em Faro conta com o apoio da Sciaena, «uma ONG ambiental que tem desenvolvido, nos últimos anos, trabalhos em várias vertentes que pretendem contribuir para a conservação do meio marinho».

Comentários

pub