Sindicato da Hotelaria lança pré-aviso de greve regional para 1 de Agosto

Para as 16h00 desse dia está marcada uma concentração, em Faro

O Sindicato da Hotelaria do Algarve emitiu, esta segunda-feira, 15 de Julho, um pré-aviso de greve regional para dia 1 de Agosto.

Numa tentativa de evitar a convocação de uma greve regional para todo o setor da hotelaria, restauração e similares do Algarve, como já havia sido anunciado, a Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) e o Sindicato interpelaram as associações patronais AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve e AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Só que, segundo o sindicato, «os patrões recusam alterar a sua intenção de manter os baixos salários, agravar a precariedade, aumentar e desregular os horários, retirar o pagamento do trabalho suplementar, deixar de pagar o trabalho aos feriados, entre outros direitos».

Esta posição é vista como «inaceitável» pelo Sindicato que, por isso, decidiu hoje avançar com a legalização de um dia de greve para 1 de Agosto «para que os trabalhadores possam fazer greve ao trabalho nesse dia e venham para a rua demonstrar o seu descontentamento».

O Sindicato da Hotelaria do Algarve garante que vai fazer uma «grande campanha de divulgação e mobilização dos trabalhadores para esta importante jornada de luta regional», apelando «a todos os trabalhadores para que não percam esta oportunidade de demonstrarem o seu descontentamento e a sua força, parando o trabalho».

Para as 16h00 desse dia está marcada uma concentração, em Faro, junto à sede do Sindicato, para a qual serão «disponibilizados transportes desde Alcoutim a Aljezur».

Os trabalhadores poderão inscrever-se «junto dos dirigentes e delegados sindicais ou diretamente na sede ou nas delegações de Portimão e Vila Real de Santo António».

Comentários

pub