Sardinhas, estrelas do futsal e muita música animam Verão em Portimão

Propostas não faltam

O Festival da Sardinha, o Afro National Festival, a International Masters Cup, de futsal, e o Campeonato do Mundo de Superbike. Estas são apenas algumas das propostas de Portimão para o Verão. 

Em termos cronológicos, começa-se pelo 35º Festival Internacional da Canção Infantil Chaminé de Ouro, a realizar-se na noite deste sábado, 27 de Julho na Praça da República, juntando jovens talentos de todo o país, entre os 5 e os 15 anos de idade.

Ainda na vertente musical, segue-se de 1 a 4 de Agosto a edição de estreia do Afro Nation, considerado o maior festival de urban music da Europa, que vai juntar alguns dos nomes mais interessantes de afrobeats, hip-hop, R&B, dancehall e bashment, com destaque para o trio nigeriano Wizkid, Davido e Burna Boy.

 

 

Também no cartaz vão estar IAMDDB, MIST, Yxng Bane, Stefflon Don e Ms Dynamite.

Os primeiros dias de Agosto também têm motivos de interesse, como as Festas de Santo André junto à Igreja da Penina (3, 4, 10 e 11 Agosto), o Arraial Solidário Cáritas na Praça da República (3 e 4 de Agosto), a 11ª Prova de Mar de Alvor (4 de Agosto) e o Alvor Fixe Market (8 a 10 de Agosto).

De 7 a 11 de Agosto, a sardinha assada volta a ser a rainha na zona ribeirinha de Portimão, em cinco noites de boa comida e muita animação musical, numa festa de cariz popular que marca o Verão algarvio.

Antes, no dia 6 de Agosto, véspera da abertura oficial do certame, está agendada uma reconstituição histórica da descarga da sardinha.

Esta viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, contará com uma mega sardinhada popular, integrada num programa “Festa da Sardinha” dinamizado com a RTP1 e transmitido em direto de Portimão a partir das 10h00.

A 7 de Agosto arranca este que é um dos maiores certames gastronómicos do Algarve, durante o qual as rainhas da festa, acompanhadas com batata cozida e salada à algarvia, podem ser degustadas num dos sete restaurantes parceiros do festival, disponibilizando mais de dois mil lugares sentados para degustar este ex-libris portimonense.

Toda a zona ribeirinha da cidade, entre o Museu de Portimão e a área entre pontes, estará repleta de motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música a cargo de bandas e artistas da terra, podendo os mais pequenos desfrutar a título gratuito de insufláveis e diversas atividades lúdicas.

E até haverá uma roda gigante, com 38 metros de altura.

Uma das novidades desta edição é o facto de o recinto transitar para uma zona próxima do Clube Naval de Portimão.

Quanto as concertos, há Amor Electro (7), Bárbara Bandeira (8), Marco Rodrigues (9), C4 Pedro (10) e Expensive Soul (11).

De 9 a 11 de Agosto, os petiscos e doces regionais, o artesanato e a música popular também estão em destaque na 18ª Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra, que terá lugar no adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, entre as 18h00 e as 24h00.

 

 

Também por estes dias, a Área Desportiva da Praia da Rocha será palco da Shark Race, entre as 20h00 e as 22h00 de 10 de Agosto, cujos percursos compreendem as distâncias de 8 quilómetros (corrida) e 4 quilómetros (caminhada), bem como de uma etapa do Campeonato Nacional de Futevólei.

De 17 a 25 de Agosto poderá ser visitado na Marina de Portimão o Vaivém Oceanário, no qual será possível conferir o impacto do ser-humano no maior ecossistema do nosso planeta, durante o seguinte horário: 11h00 – 13h00 e 14h30 – 19h00.

Outro dos principais eventos desportivos nas próximas semanas é o International Masters Futsal que, entre 22 e 25 de Agosto, reunirá no Portimão Arena quatro das melhores equipas mundiais da modalidade: Sporting (atual campeão europeu), Benfica, Movistar (onde milita Ricardinho, o melhor jogador do mundo) e o Kairat Almaty. As crianças entre os 6 e 12 anos poderão participar no Gira MegaCrack, interação lúdica e desportiva que inclui minijogos e muita diversão.

No mesmo período de 22 a 25 de Agosto, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão exibirá o espetáculo de ilusionismo “Minutos Mágicos”, a cargo de Mário Daniel, com atuações agendadas para as 21h30.

O final de agosto será pontuado por uma diversidade de eventos, que vai do 5º Festival de Acordeão João César (dia 24, às 21h00, na Praça da República) ao 1º Live and Loud Fest – Powered by Marginália (dias 28 e 29, às 22h00) também na Praça da República), passando pela Prova de Mar da Praia da Rocha (dia 25, às 12h00) e pela Taça do Algarve em Petanca (dia 25, das 9h00 às 18h00, na zona ribeirinha de Portimão).

«Setembro começa em grande estilo, com uma etapa do circuito da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e Torneio Internacional de Portimão, que entre os dias 1 e 8 atrairá ao Portimão Arena os apreciadores da modalidade. Por sua vez, entre os dias 4 e 8 a Praça da República recebe o R10 Street Futsal, considerado o maior evento de futebol de rua em Portugal, com a presença de Ricardinho», diz a Câmara de Portimão.

 

 

Mas as propostas desportivas não se ficam por aqui e, enquanto o Autódromo Internacional do Algarve recebe de 5 a 8 de Setembro mais uma etapa do Campeonato do Mundo de Superbike, a nova pista do Parque da Juventude de Portimão acolhe, a 8 de Setembro, o Campeonato Regional de BMX Race.

Já a Marina de Portimão vai ser, entre 8 de 15 de Setembro, a primeira paragem do Clipper Round the World Yatch Race, aventura não competitiva de 40.000 milhas náuticas em que participam 11 equipas e um total de 700 tripulantes.

Já o Morgado Golf Resort recebe, entre 12 e 15 do mesmo mês, o 57º Open de Portugal.

Durante os quatro dias e noites de 12 até 15 de Setembro, Portimão vai ser o cenário do BPM Festival, um dos melhores certames de música eletrónica, com DJs de underground house e techno em palcos à beira-mar, discotecas e recintos espalhados pela cidade.

Referência ainda para o 2º Aquatlo O2 (8 de Setembro na Praia da Restinga), para o Festival do Berbigão (dias 14 e 15 no Polidesportivo da Figueira) e para o Passeio Anual de Bicicletas Antigas (dia 15 em Portimão).

Os pontos de interesse não se esgotam aqui, uma vez que são igualmente de agendar as Paradas “Portimão – Cidade Europeia do Desporto” (27 de Julho e 31 de Agosto, a partir das 10h00 pelas ruas do centro de Portimão até ao Mercado Municipal), os espetáculos de videomapping na fachada da Igreja do Colégio e inspirados na CED 2019 (16 e 17 de Agosto, 21h30, 22h30 e 23h30), para a iniciativa Música no Coreto (noites de 2, 7 a 11, 16, 23 e 30 Agosto na Praça Manuel Teixeira) e para a Música à Beira-mar que se realiza a 23 Agosto, a partir das 19h30 no areal da Praia da Rocha).

Em complemento, a Feira de Velharias decorre nos dias 4 e 18 de Agosto e 1 e 15 de Setembro, ao passo que o Mercado Mensal realiza-se a 5 de Agosto e 2 de Setembro, sempre no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, sendo de referir que até 30 de Setembro continua a Festa de Verão junto aos restaurantes da sardinha, com artesanato, roupa, comida e divertimentos para toda a família entre as 17h00 e a 1h00.

Toda a programação de Verão pode ser consultada, em forma de agenda, aqui.

Comentários

pub