São Luís transforma-se em centro de artes e convívio

Para honrar as tradições locais da celebração da colheita, haverá a festa de fecho “Adiafa” no dia 7 de Setembro

A quinta edição do evento MONTRAS – Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís realiza-se de 10 de Agosto a 7 de Setembro, transformando a aldeia do concelho de Odemira num autêntico centro de Artes e convívio. 

«Dentro desse espaço descontraído, revela-se a criatividade local, sendo os olhares conduzidos para prédios, casas e lojas antigas, nascendo daí o interesse pela regeneração comercial, urbanística e social da aldeia», diz a organização.

Todos os participantes doam a sua arte ou trabalho de forma voluntária, para fazer acontecer as Montras.

«Pretendemos assim estimular a valorização da comunidade da Freguesia de São Luís, a promoção da coesão comunitária e entreajuda, bem como o fortalecimento da resiliência e sustentabilidade local e regional», acrescenta.

Em 2019 haverá artes plásticas, artes visuais, música, poesia, performances, workshops, artesanato e uma mostra de produtos locais. Em funcionamento ou há muito encerradas, as lojas da aldeia ganham assim nova vida, tornando-se espaços de exposição.

A inauguração do festival acontece nos dia 10 e 11 de Agosto. Entre as 17h00 e as 2h00, as ruas do Comércio, Igreja e o largo da Casa do Povo serão encerrados ao trânsito, tornando-se assim um amplo espaço comunitário onde se pode jantar numa esplanada e assistir a performances, concertos e animação de rua.

A exposição das Montras estará patente ao público entre 10 de Agosto e 7 de Setembro. Para honrar as tradições locais da celebração da colheita, haverá a festa de fecho “Adiafa” no dia 7 de Setembro.

O evento é organizado pelo grupo Transição São Luís e a comunidade local – artistas, artesãos, lojistas e habitantes de São Luís, Ateneu do Catorze, Cultivamos Cultura e a Destilaria do Ferrador, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Luís, Casa do Povo de São Luís e Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense.

Comentários

pub