Projeto educativo “Creactivity” chega a Portimão sobre rodas

Autocarro Creactivity começou por estar em Tavira, depois seguiu para Olhão, para Faro, para Albufeira e agora Portimão

O autocarro Creactivity, desenhado pelo BPI e Fundação “la Caixa”, visitará Portimão de 15 a 19 de Julho.

Estacionado na Zona Ribeirinha de Portimão e em co-organização com a Câmara Municipal e o Porto de Portimão, o espaço itinerante Creactivity oferecerá à comunidade educativa e familiar recursos, atividades e programas educativos, com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências das crianças, jovens, adultos, terceira idade e pessoas com deficiência.

O projeto tem por objetivo estimular a capacidade de desenho e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. As crianças e jovens em idade escolar participam em ateliês com materiais do quotidiano e ferramentas com diferentes graus de tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O projeto Creactivity tem lugar num autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o acesso como a participação ao longo da atividade. O veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas para as crianças.

Os ateliês são dirigidos a jovens entre os 6 e os 16 anos, que serão acompanhados por um monitor através de um processo de criação em que os adultos também são convidados a participar. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos, em sessões gratuitas de 90 minutos por grupo (25 usuários aproximadamente).

 

Para marcar a sua visita, reservar o dia ou outras informações, poderá entrar em contacto com a organização através do número 30 880 26 99 | portugal@creactivitybus.com

Creactivity é uma das atividades lançadas pela EduCaixa e dirige-se a grupos escolares (do ensino básico e secundário), a famílias, a grupos de terceira idade e também a outros coletivos ou associações (pessoas com deficiência entre outros).

Através de um contexto inovador de aprendizagem inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco, o Creactivity propõe encontrar soluções originais para problemas simples, incentivando a ser criativos e a aprender com os próprios erros, potenciando assim a inovação através da experimentação e do pensamento crítico e criativo.

O espaço permitirá investigar, enfrentar desafios concretos, pensar soluções, inspirar-se, partilhar, colaborar, improvisar, trabalhar em grupo e muito mais.

Em Espanha, em menos de um ano de atividade, o autocarro Creactivity já foi visitado por mais de 32 mil participantes. O autocarro Creactivity começou por estar em Tavira, depois seguiu para Olhão, para Faro, para Albufeira e agora Portimão, entre outras localidades algarvias.

 

Comentários

pub
pub